Roteiro Caminho Pomerano: União da cultura e do turismo rural

Rodrigo Seefeldt, Bacharel em Desenvolvimento Rural, Condutor local e fundador do RuralidadesSul.

Rodrigo Seefeldt*

O turismo rural é concebido como fator de desenvolvimento das áreas rurais e, em consequência disto, este tipo de atividade turística constitui um componente básico do desenvolvimento local. Diversos fatores favoreceram para o crescimento da atividade do turismo no espaço rural. A maioria das experiências teve início em áreas que passaram por crises agrárias.

Desde a década de 1990, o turismo rural no Brasil tem se tornado uma possibilidade de atividade não agrícola que incentiva a permanência das famílias na zona rural, valorizando as raízes culturais e familiares.

Atualmente o segmento de turismo rural segue em crescimento no País, onde o poder público e as entidades têm fomentado a atividade na busca da valorização da agricultura familiar e dos aspectos locais, como a gastronomia típica, artesanatos, história, cultura e o cotidiano da vida rural.

A região turística denominada de Costa Doce Gaúcha possui inúmeros roteiros que valorizam diversos aspectos rurais, e em especial o roteiro de turismo rural Caminho Pomerano desenvolvido no município de São Lourenço do Sul, através de uma associação coletiva desde 2005.

Criado com foco em preservar os hábitos, costumes e a língua pátria dos imigrantes Alemães/Pomeranos que chegaram à Colônia de São Lourenço em 18 de janeiro de 1858. O povo Pomerano é originário da região do Mar Báltico na Europa Central, sendo o território da Pomerânia extinto após a segunda guerra mundial e sua área passando a integrar os países da Alemanha e Polônia.

Os hábitos, histórias e a língua do povo Pomerano seguem sendo preservados em São Lourenço do Sul, e através do roteiro Caminho Pomerano o visitante pode conhecer a gastronomia típica, artesanatos, ervas medicinais, acervos familiares, colecionismo, apresentação do Casamento Pomerano – onde a noiva veste preto -, projetos de educação ambiental, agroindústrias, cultivo de frutas e belas paisagens no interior do município que valorizam a cultura.

A atividade do Caminho Pomerano se tornou um potencial de geração de renda para as famílias integrantes do roteiro que mantém sua cultura ativa e comercializam suas potencialidades, conforme afirma o escritor e pesquisador Jairo Scholl Costa: “O Caminho Pomerano esta inserindo no trading turístico, o que duplamente beneficia os descendentes de pomeranos no interior de São Lourenço do Sul, pois ao mesmo tempo em que preserva a língua – verdadeira pátria do povo pomerano na diáspora – tradições e cultura, também proporciona uma renda suplementar as famílias que participam como empreendedores e fortificam a atividade do turismo rural”

O roteiro Caminho Pomerano possui os mais diversos atrativos o qual anualmente recebe inúmeros visitantes de diversas regiões do mundo. Convidamos você leitor, a conhecer e viver essas experiências memoráveis em nosso roteiro de turismo rural na região da Costa Doce Gaucha, e fortalecendo o turismo local como afirma Tolstói “Canta tua aldeia e serás universal”.

Confira fotos do roteiro

Acesse e descubra em www.caminhopomerano.com.br

(*)Rodrigo Seefeldt é condutor local e presidente do Caminho Pomerano, Bacharel em Desenvolvimento Rural, Fundador do RuralidadesSul e escritor integrante do Centro de Escritores Lourencianos.

1 comentário

  1. Eu considero o Caminho Pomerano um empreendimento fantástico na divulgação da rica cultura dos pomeranos. O Brasil é como uma grande colcha de retalhos, pois é feito de várias etnias. Cada um desses povos teve uma relevante participação no crescimento de nosso país. Parabéns por essa iniciativa.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome