Tempo de agradecer!

O juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral. (Foto: Divulgação)

Neste mês de maio de 2022 estou a completar seis anos à frente da Direção do Foro da Comarca de Pelotas.

É tempo de agradecer a todos aqueles que colaboraram para as construções que foram possíveis nesse tempo de trabalho e também a todos que acreditaram na força do diálogo como ferramenta genuína de evolução e de avanços.

Quero também agradecer a todos aqueles que ofereceram o seu trabalho, o seu conhecimento e a sua lealdade como colaboração para a construção de serviços de justiça de mais qualidade à comunidade.

Nesse período, qualificamos os serviços ofertados pelo Poder Judiciário em Pelotas.

Tornamos a justiça mais próxima das pessoas, seja em atividades de escuta e atendimento em escolas, bairros e nos locais mais distantes, seja acolhendo a todos sem distinção e com igual cortesia diariamente.

Com o efetivo e regular funcionamento da Comissão Mista Interinstitucional, conseguimos colocar em prática o planejamento e a avaliação constantes das atividades do Poder Judiciário e logramos avançar na criação de rotinas que colaboraram com oferta de serviços com mais qualidade e agilidade ao cidadão.

A preocupação com as comunicações interna e externa também foi permanente, fazendo com que os momentos de escuta e o diálogo integrassem a metodologia da gestão, envolvendo estagiários, servidores, magistrados e comunidade jurídica em todos os processos de criação e de aperfeiçoamento da justiça.

As ações de solidariedade e de compromisso social também foram constantes, seja por meio da arrecadação de alimentos, brinquedos, materiais de higiene, agasalhos e outros utensílios com distribuição para a comunidade, seja por meio da destinação de objetos apreendidos antes inutilizados para instituições que dele puderam fazer bom uso em favor da dignidade da pessoa humana.

Estamos entregando à comunidade de Pelotas e região um Foro que está a um passo de ser 100% digital, estando na reta final a digitalização de todos os processos, trabalho que já ultrapassa a casa dos 80%.

As instalações físicas também foram preocupação desta gestão, com sua constante qualificação e com a aprovação de projeto de ampla e geral reforma do prédio, com o que teremos o primeiro Foro de entrância final com arquitetura digital, sendo que a licitação já foi encerrada e as obras deverão iniciar nos próximos dias.

Aprimoramos a relação com os mais diversos órgãos do poder público, da segurança pública, da sociedade civil, dos movimentos sociais, fazendo com que o Poder Judiciário estivesse cada vez mais presente na vida das pessoas, colaborando com a justiça social, com a redução das desigualdades, com a eliminação da discriminação, do preconceito e com a garantia da dignidade de todas as pessoas humanas.

Ao fim desse seis anos de trabalho intenso, diuturno e gratificante, resta-me somente agradecer a todos que colaboraram para que esses objetivos fossem perseguidos e alcançados.

No momento em que se encerra meu sexto mandato na Direção do Foro de Pelotas, renuncio ao direito de concorrer a mais um período para abrir espaço a outros Magistrados que pretendam assumir essa nobilíssima, importante e encantadora atividade de cuidar da gestão do Poder Judiciário em Pelotas.

Prosseguirei ao inteiro dispor da comunidade na Primeira Vara Cível de Pelotas e também no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc Regional de Pelotas.

Aos futuros gestores do Poder Judiciário, o desejo de pleno êxito e que prossigam nessa belíssima e desafiadora missão de construir uma justiça mais acessível, eficiente e humanitária!

 Marcelo Malizia Cabral, Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Pelotas ([email protected])

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome