Devido à forte disseminação causada pelo avanço da tecnologia, o fácil acesso a dados e informações se tornou algo comum, sendo possível acessá-los através de aparelhos do uso cotidiano, como computadores e smartphones. Entretanto, a privacidade e a segurança dessas informações ganharam vigor a partir de 2018 com a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Considerada um marco para a segurança da informação, a lei estabelece normativas para o manuseio e tratamento de dados.
As práticas desempenhadas nos escritórios de contabilidade, frente às diretrizes e entendimentos da LGPD, também precisaram ser repensadas e reformuladas, buscando compreender como este dispositivo reflete em suas atividades. Em vista das mudanças causadas desde sua chegada, a LGPD acaba por se tornar um ponto que demanda atenção dos escritórios de contabilidade, fazendo com que direcionem seus esforços para a adaptação exigida pela lei.
Durante o processo de adaptação às novas normas, é possível destacar alguns aspectos determinantes em relação a conformidade dos escritórios de contabilidade junto à LGPD, servindo de guia para a classe profissional: o comportamento e as atitudes pessoais no local de trabalho são o primeiro ponto a serem analisados durante o processo de adequação, seguido do nível de treinamento e capacitação disponibilizados aos integrantes dos escritórios de contabilidade.
A governança, por meio da gestão da empresa, é um ponto crucial que precisa estar comprometida com a segurança das informações manuseadas durante o tratamento dos dados recebidos, entretanto, tais observações só surtirão efeito se os envolvidos estiverem cientes das abordagens e exigências postas pela LGPD, o que acaba facilitando a adaptação dos profissionais de contabilidade ao dispositivo.
Através de uma abordagem contemporânea, ajudando a compreender o comportamento dos profissionais contábeis sob um novo arcabouço legal, o tema incentiva os profissionais de contabilidade a buscarem conhecimentos sobre segurança e privacidade de dados, além de contribuir positivamente para com instituições educacionais, organizações comerciais e industriais, órgãos de classe e entidades do setor. A fim de esquivar de possíveis penalidades, as atividades desempenhadas nos escritórios de contabilidade devem ser coordenadas através de processos definidos e estruturados, assim, garantindo o sucesso da operação.
Contudo, é necessário manter um gerenciamento adequado em relação ao tratamento e à segurança dos dados pessoais, pois será o cumprimento destes requisitos que confirmará o desempenho adequado das atividades de acordo com a legalidade. Por isso, gerenciar adequadamente a documentação é fundamental para a comunicação entre o ambiente externo e o escritório. Além disso, investir na segurança de dados pessoais, fazer uma boa gestão dos tributos e do financeiro, organizar e reter adequadamente estes arquivos podem auxiliar na segurança e proteção dos dados.
Por Guilherme Garcia Trzeciak – contador