Percepções em relação à Lei Geral de Proteção de Dados e as práticas contábeis: Manuseio e tratamento de dados e informações nos escritórios de contabilidade

Guilherme Garcia Trzeciak, contator. (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

Devido à forte disseminação cau­sada pelo avanço da tecnologia, o fá­cil acesso a dados e informações se tornou algo comum, sendo possível acessá-los através de aparelhos do uso cotidiano, como computadores e smartphones. Entretanto, a privacida­de e a segurança dessas informações ganharam vigor a partir de 2018 com a promulgação da Lei Geral de Prote­ção de Dados (LGPD). Considerada um marco para a segurança da informa­ção, a lei estabelece normativas para o manuseio e tratamento de dados.

As práticas desempenhadas nos escritórios de contabilidade, fren­te às diretrizes e entendimentos da LGPD, também precisaram ser re­pensadas e reformuladas, buscando compreender como este dispositivo reflete em suas atividades. Em vista das mudanças causadas desde sua chegada, a LGPD acaba por se tornar um ponto que demanda atenção dos escritórios de contabilidade, fazen­do com que direcionem seus esfor­ços para a adaptação exigida pela lei.

Durante o processo de adaptação às novas normas, é possível destacar alguns aspectos determinantes em re­lação a conformidade dos escritórios de contabilidade junto à LGPD, servin­do de guia para a classe profissional: o comportamento e as atitudes pesso­ais no local de trabalho são o primei­ro ponto a serem analisados durante o processo de adequação, seguido do nível de treinamento e capacitação disponibilizados aos integrantes dos escritórios de contabilidade.

A governança, por meio da ges­tão da empresa, é um ponto crucial que precisa estar comprometida com a segurança das informações manuseadas durante o tratamen­to dos dados recebidos, entretanto, tais observações só surtirão efeito se os envolvidos estiverem cientes das abordagens e exigências postas pela LGPD, o que acaba facilitando a adaptação dos profissionais de con­tabilidade ao dispositivo.

Através de uma abordagem con­temporânea, ajudando a compre­ender o comportamento dos pro­fissionais contábeis sob um novo arcabouço legal, o tema incentiva os profissionais de contabilidade a bus­carem conhecimentos sobre segu­rança e privacidade de dados, além de contribuir positivamente para com instituições educacionais, or­ganizações comerciais e industriais, órgãos de classe e entidades do setor. A fim de esquivar de possíveis pena­lidades, as atividades desempenha­das nos escritórios de contabilida­de devem ser coordenadas através de processos definidos e estrutura­dos, assim, garantindo o sucesso da operação.

Contudo, é necessário manter um gerenciamento adequado em relação ao tratamento e à seguran­ça dos dados pessoais, pois será o cumprimento destes requisitos que confirmará o desempenho adequado das atividades de acordo com a lega­lidade. Por isso, gerenciar adequa­damente a documentação é funda­mental para a comunicação entre o ambiente externo e o escritório. Além disso, investir na segurança de dados pessoais, fazer uma boa gestão dos tributos e do financeiro, organizar e reter adequadamente estes arquivos podem auxiliar na segurança e prote­ção dos dados.

Por Guilherme Garcia Trzeciak – contador

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome