Vivemos um mundo com uma grande crise de valores, o que podemos notar em famílias, relação de amigos, escolas, trabalho e no meio social. Há uma dificuldade de diálogo e convivência entre as pessoas, muitas vezes próximas, mas distante pelo mundo virtual, de fundamental importância, desde que com necessários limites estabelecidos.
Diante desta problemática, comecei a identificar que o esporte podia ser mais que competição, e sim um instrumento de mudança de realidades. Comecei muito jovem nas escolinhas de futsal do Clube Caixeral, e tive meu processo de amadurecimento sempre no meio esportivo. Toda essa vivência me fez perceber o quanto o esporte é inclusivo, diminui diferenças e aprimora coletividade.
Cada vez que me inseria mais nos clubes e nas competições, despertava um sentimento que poderia fazer mais, e evitar que muitos sonhos de meninos e meninas fossem interrompidos, e na maioria das vezes por falta de apoio.
Com a proximidade da política, já que acompanhava meu pai, Carlos Bento, nas atividades partidárias, tive a certeza que deveria colocar o meu nome à disposição para representar todos estes sonhos, frustrações, derrotas e vitórias. Foi quando em 2016 concorri a vereador pela primeira vez e me tornei primeiro suplente pelo PPS. Em 2020, agora pelo PSD, alcancei 1.469 votos e com isso uma cadeira no Legislativo de Pelotas.E como no esporte, foi uma conquista de construção coletiva, familiares, amigos e a soma daqueles que acreditaram nos meus compromissos e na forma sincera e simples de me expressar e agir, como sempre fui.
Desde o primeiro dia de atividade na Câmara levantei bandeiras como cidadania, educação e esporte, sendo as últimas duas extremamente próximas. Defendi a criação de uma comissão própria para o segmento esportivo, e em maio do ano passado foi aprovada a Comissão de Desporto, e me tornei Presidente. E de repente notei que o desafio de representar o esporte estava materializado e a responsabilidade aumentou.
Imediatamente comecei contatos com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto e Secretaria Estadual do Esporte e Lazer. Mesmo depois de um ano de mandato, afirmo que recém o processo se inicia, por isso não medirei esforços na busca de financiamento para qualificar estruturas e assegurar fontes de recursos com propósito de garantir a inclusão social de muita gente, e a revelação de talentos da terra para brilhar em praças esportivas do mundo.
Tenham a certeza que estarei muito feliz se contribuir para que surja uma cidade mais cidadã, com o resgate de valores sociais e familiares. E desta forma justifico a minha escolha para a entrega do título de Cidadão Emérito de Pelotas em 2021 para alguém que representa tudo isso, talento, sucesso e formação de pessoas, Betinho do Futsal.
O trabalho realizado pelo Betinho é o maior exemplo de socialização por meio do esporte. Com a união de pensamentos e ações, estou convicto que vamos atingir nossas metas.
Carlos Júnior, vereador na Câmara Municipal de Pelotas.