São Lourenço do Sul: 35ª Südoktoberfest celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil

Evento acontecerá nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 de outubro na Associação Cultural Sete de Setembro. (Foto: Grigoletti Fotografia)

Faltam menos de três meses para São Lourenço do Sul e região se transformarem novamente em festa com a 35ª Südoktoberfest, que neste ano acontecerá nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 de outubro, celebrando os 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Com a proximidade do evento, a Associação Cultural Sete de Setembro, que sedia a festa, ganha forma a cada dia, com obras em andamento e intensa movimentação dos organizadores para finalizar a programação.

“A Südoktoberfest é marcada por resgatar as festividades germânicas e ter um toque colonial familiar. Na verdade, até é difícil saber qual palavra melhor define. Os corajosos imigrantes que povoaram São Lourenço do Sul tornaram este território uma potência na área agrícola, na pecuária e no turismo também, o que é motivo de muito orgulho pra nós, pois ali encontramos as nossas raízes coloniais e estamos aqui para evidenciá-las”, afirmou Lucas Scheunemann, presidente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein (GDFAS).

Além de celebrar dança, gastronomia, chopp, bailes e corais, a comunidade poderá conhecer a nova corte da festa e aproveitar ainda mais a Vila Germânica, que neste ano será ampliada, com diversas novidades.

“Teremos mais áreas pavimentadas e a grande expectativa de casa cheia com as bandas catarinenses Nave Som, Banda do Barril e Tropical Band. As bandas da região também marcarão presença, animação não faltará. O chopp Ralf Beer também está garantido, e quem nunca teve a emoção de beber um barril inteiro com os amigos não sabe o que está perdendo”, enfatizou Scheunemann.

A expectativa também é alta para o retorno da dança polonaise, que em 2018 envolveu 804 pessoas, sendo uma marca histórica no evento. Este ano, o presidente do GDFAS mencionou que os organizadores estão unindo esforços para que ela seja ainda maior. “Quem sabe desta vez com 500 pares de dançarinos?”, salientou.

“Nossa expectativa é novamente entregar um evento organizado e acessível para todos os públicos. A programação, que brevemente será divulgada, contempla jantares, muitos bailes, café colonial, encontro de grupos de danças, chopp a metro e muita alegria. Outubro é logo ali”, disse Lucas.

Imigração alemã

Neste sábado (20), os 200 anos da imigração alemã no país serão celebrados no parque do evento, onde será disponibilizado um café colonial com buffet livre a partir das 15h30, seguido de apresentação do Grupo Sonnenschein e baile com a banda Cyclo’s às 20h. A data também marcará o início das vendas de passaportes para o evento.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome