Religião

Jotace, colunista e contador de causos.

Nessa edição vamos falar de religião e religião que tanto falta neste mundo conturbado. Se não fosse ela a situação seria quase caótica. A Igreja Luterana em Piratini teve seu início ali na Parada João Lucas através da família Borges. Todos negros.

Seu Oscar tinha ali uma ferraria onde trabalhava junto à família. Seu Nene Borges era o guia de todos e patriarca de uma filharada e todos seguiam os passos e ensinamentos dele.
O local era conhecido por Cerro das Antas e habitado na maioria por gente da Raça Negra e que eram em grande número. Dia de cultos iam em massa com sua biblía nas mãos.

Nós tínhamos um armazém e eram praticamente todos fregueses. O pastor evangélico vinha de Canguçu num fusquinha azul e sempre chegava lá por casa. Às vezes o culto acontecia na casa do seu Oscar, noutras na casa do seu Nene. Eles criaram um time de futebol com o nome de Internacional do Cerro das Antas, onde a diversão acontecia aos domingos.

Curioso que o seu Nene jogava de bombacha e o mais chamado Dola ou ET de Varginha pelo tamanho, jogava e apitava. Foi um tempo de ouro que passou. Depois desviaram a estrada e acabou o que era doce, mas foi ali que a Igreja Luterana deu os primeiros passos junto com a família WWEG, onde seu Nene deixava sua carroça nas idas a Piratini.

Na foto, Dola, um dos últimos remanescentes, a maioria saiu em busca de uma vida mais digna.

Receita

Feijão Mexido
O feijão mexido é, normalmente, o aproveitamento das sobras do feijão. Se houver charque ou outras carnes, devem ser desfiados ou cortados em guisado miúdo. Frita-se mais uma cebola, um pimentão e uma pimenta verde bem picados. Ponha o feijão a esquentar. Quando estiver fervendo, junte os temperos com a gordura, e um molho de tempero verde picadinho, e misture bem. Depois de cinco minutos, retire a panela do fogo e vá misturando lentamente a farinha de mandioca, até engrossar o feijão de médio para firme. Tampe a panela e leve ao fogo por mais 10 minutos, mexendo sempre.

Defenda-se

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome