Mais aspectos importantes do CTB

Rubilar Barros.

Dando continuidade na edição anterior, onde falávamos sobre os 13 aspectos importantes que devemos conhecer sobre nosso Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Legislação para motos
Embora seja um veículo mais ágil e econômico, muito bom para se deslocar na cidade, dirigir uma motocicleta é bem mais perigoso do que conduzir um automóvel.

Isso porque qualquer batida ou desviada brusca pode levar o motociclista ao chão – ele pode se machucar mesmo que não haja severos danos ao veículo.
Por isso, o Código de Trânsito Brasileiro é bastante rigoroso quanto às normas de segurança ao trafegar em uma moto.

Segundo os artigos 54 e 55, o condutor precisa utilizar capacete de segurança com viseira ou óculos protetores e vestuário de proteção.

O passageiro também precisa do capacete e vestuário de segurança, e deve estar em carro lateral acoplado ou em assento suplementar atrás do condutor.

Transgredir essas normas já citadas ou fazer malabarismos em apenas uma roda, trafegar com faróis apagados ou transportar criança menor que 7 anos são infrações que levam à suspensão do direito de dirigir.

Vale lembrar que o capacete tem data de validade – fique atento a ela e troque quando expirar, para a sua própria segurança.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, andar com capacete fora da data de validade não é uma infração prevista no CTB.

Fiquem ligados! Continuaremos na próxima edição!

Fonte: DRM

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome