Em tempos de chuva, o motorista deve redobrar a atenção para garantir mais segurança ao volante. Para os especialistas, dirigir na chuva exige certos cuidados específicos. A manutenção não fica fora disso. Limpadores de para-brisa, pneus, entre outros componentes do carro são essenciais para tornar a direção mais segura e garantir tranquilidade ao volante.
Você toma as devidas precauções na hora de enfrentar a má visibilidade, pistas molhadas e escorregadias, entre outros inconvenientes de dias chuvosos?
Confira algumas dicas de como enfrentar esses momentos e trafegar em seu carro com mais segurança. Continue sua leitura!
1 – Cuide da manutenção dos pneus
Em dias molhados, a aderência dos pneus diminui e, por isso, eles merecem total atenção. Os cuidados podem começar pela verificação dos sulcos e a calibragem correta, indo até o balanceamento e o alinhamento.
Essas precauções vão garantir a manutenção da área de contato com o chão, que favorece o escoamento da água pela banda de rodagem, evitando problemas como derrapagens e aquaplanagem.
2 – Acenda os faróis
Manter os faróis baixos em dias chuvosos é essencial, visto que essa ação aumenta a visibilidade do veículo, tanto para os outros motoristas quanto para pedestres.
Nesse período, ocorre além da chuva, a neblina, dificultando ainda mais a visão. Vale lembrar que o motorista nunca deve ligar o pisca-alerta quando ocorrer chuva, neblina ou quando seu carro estiver em movimento.
3 – Reduza a velocidade
Ao dirigir na chuva, com a visualização comprometida, sempre é bom ir devagar. Além disso, a pista molhada – muitas vezes misturada à sujeira, óleo etc. – facilita as derrapagens que provocam acidentes.
Lembrando que, quando reduzimos a velocidade do carro, uma grande parte da banda de rodagem do pneu fica em contato com o asfalto, facilitando, dessa forma, a aderência.
4- Mantenha distância do veículo à frente
Em condições adversas, como pisos escorregadios, uma distância maior é exigida no momento de frear o carro. Por isso, em dias de chuva recomenda-se manter mais espaço entre seu carro e o veículo que vai à frente.
De acordo com especialistas, o motorista necessita de um espaço três vezes maior para frenagem em pista molhada.
5 – Evite passar por áreas alagadas
Em situações desse tipo, o ideal é evitar sair com o carro. No entanto, se isso for necessário, avalie se a altura da água não está ultrapassando a metade dos pneus do veículo – nessa condição, você corre sérios riscos de molhar e danificar o motor do carro.
Na dúvida sobre a segurança, é prudente nem tentar dirigir, para evitar surpresas negativas durante o caminho – como o aumento exagerado do volume de água.
6 – Verifique as palhetas do limpador
O limpador do para-brisa é fundamental em dias chuvosos e deve estar em perfeito estado. As borrachas das palhetas, quando se encontram em boas condições, garantem a limpeza adequada do vidro, melhorando a visibilidade.
Do contrário, se estiverem ressecadas, vão apenas espalhar a água e, o pior: embaçar o vidro. Os especialistas recomendam que as palhetas sejam trocadas uma vez por ano ou quando houver necessidade.
7 – Analise o reservatório do limpador
É muito importante que você gaste uns minutos a mais antes de sair com o carro, para checar se o reservatório do limpador está abastecido. O ideal é adquirir produtos específicos que evitam que o para-brisa fique engordurado.
8 – Tenha cuidado com a aquaplanagem
Em situações de chuva, é comum o veículo perder o contato com o asfalto e deslizar – a isso damos o nome de aquaplanagem. Se você em algum momento se encontrar nessa situação, não freie o veículo ou faça movimentos bruscos, pois há o risco de perder o controle do carro. O correto é reduzir a velocidade, desacelerando o veículo. Aos poucos, os pneus vão retomando a aderência.
Você curtiu essa publicação sobre como dirigir na chuva com segurança? Então não deixe de compartilhá-la!