Ter veículo com transmissão manual, provavelmente, implicará em desvalorização no futuro ou baixa liquidez. Como ter carro com câmbio automático será inevitável, já deixamos aqui 10 dicas para você dirigir o seu – caso já tenha ou vá ter no futuro. Confira o que fazer de certo e o que não fazer de errado com esse tipo de transmissão.
1. Antes de mais nada, pé no freio
Pois é, para ligar o motor de carro automático você terá de pisar no pedal do freio. É um sistema de segurança que os veículos automáticos trazem justamente para evitar que a pessoa vire a chave da ignição – ou aperte o botão de start do propulsor – com o carro em drive e cause acidentes.
2. Esqueça a perna esquerda…
Muita gente que tem carro automático pela primeira vez tem medo de pisar equivocadamente no pedal do freio com o pé esquerdo por força do hábito, de acionar a embreagem para passar marchas nas caixas convencionais. Isso pode resultar em uma frenagem brusca, justamente pela falta de sensibilidade em usar este lado do pé nas frenagens.
A sugestão é você meio que esquecer e parar sua perna esquerda. Pode ser articulando bem o joelho e encostando o calcanhar ao máximo na parte inferior do assento, mas essa posição tende a cansar, especialmente em viagens longas. Outra dica é esticar a perna e repousar o membro nos descansa-pé que carro automático geralmente traz na parte mais à esquerda da região dos pedais.
Mas tem gente também que usa o pé esquerdo para frear o carro automático. Aí é preciso um pouco de prática para você calibrar sua perna e não pisar forte demais no freio sem necessidade, o que pode ocasionar acidentes. Vale fazer esse exercício caso seu pé ainda não esteja “na forma” e para você ter uma condução até mais ágil.
3. Glossário do câmbio automático
Repare que a base da alavanca dos câmbios automáticos geralmente têm uma sequência de letras que indicam a função para cada posição da caixa. Basicamente, são essas:
“P” – (“park” – estacionar)
“R” – (“reverse” – marcha-a-ré)
“N” – (“neutral” – neutro/ponto morto)
“D” – (“drive” – dirigir)
4. Na ordem e com leveza
Para não sobrecarregar o conjunto da transmissão, o ideal é você fazer movimentos suaves e seguir uma rotina na hora de sair com o carro automático, ou de estacioná-lo. Quando for começar a viagem, engate primeiro o câmbio automático – em “D” ou “R”, conforme a necessidade da manobra inicial – e só depois baixe o freio de mão – ou desacione o freio de estacionamento.
Na hora de parar, faça o oposto. Estacione o carro e acione o freio de mão ou botão do freio de estacionamento antes de colocar a alavanca do câmbio em “P”. Especialmente nestas situações, ao colocar a caixa em “park” com o carro “solto”, o peso daquele pequeno deslocamento que o carro fará vai forçar o conjunto da transmissão.
Além disso, só acione essas posições com o veículo totalmente parado – evite colocar de “D” para “R” ou vice-e-versa com o automóvel em movimento. Isso gera trancos desconfortáveis e faz mal para o sistema.
Confira mais dicas na próxima edição.
Fonte: autop