Como usar o câmbio automático?

Rubilar Barros.

Ter veículo com transmissão manual, provavelmente, implicará em desvalorização no futuro ou baixa liquidez. Como ter carro com câmbio automático será inevitável, já deixamos aqui 10 dicas para você dirigir o seu – caso já tenha ou vá ter no futuro. Confira o que fazer de certo e o que não fazer de errado com esse tipo de transmissão.

1. Antes de mais nada, pé no freio

Pois é, para ligar o motor de carro automático você terá de pisar no pedal do freio. É um sistema de segurança que os veículos automáticos trazem justamente para evitar que a pessoa vire a chave da ignição – ou aperte o botão de start do propulsor – com o carro em drive e cause acidentes.

2. Esqueça a perna esquerda…

Muita gente que tem carro automático pela primeira vez tem medo de pisar equivocadamente no pedal do freio com o pé esquerdo por força do hábito, de acionar a embreagem para passar marchas nas caixas convencionais. Isso pode resultar em uma frenagem brusca, justamente pela falta de sensibilidade em usar este lado do pé nas frenagens.

A sugestão é você meio que esquecer e parar sua perna esquerda. Pode ser articulando bem o joelho e encostando o calcanhar ao máximo na parte inferior do assento, mas essa posição tende a cansar, especialmente em viagens longas. Outra dica é esticar a perna e repousar o membro nos descansa-pé que carro automático geralmente traz na parte mais à esquerda da região dos pedais.

Mas tem gente também que usa o pé esquerdo para frear o carro automático. Aí é preciso um pouco de prática para você calibrar sua perna e não pisar forte demais no freio sem necessidade, o que pode ocasionar acidentes. Vale fazer esse exercício caso seu pé ainda não esteja “na forma” e para você ter uma condução até mais ágil.

3. Glossário do câmbio automático

Repare que a base da alavanca dos câmbios automáticos geralmente têm uma sequência de letras que indicam a função para cada posição da caixa. Basicamente, são essas:

“P” – (“park” – estacionar)
“R” – (“reverse” – marcha-a-ré)
“N” – (“neutral” – neutro/ponto morto)
“D” – (“drive” – dirigir)

4. Na ordem e com leveza

Para não sobrecarregar o conjunto da transmissão, o ideal é você fazer movimentos suaves e seguir uma rotina na hora de sair com o carro automático, ou de estacioná-lo. Quando for começar a viagem, engate primeiro o câmbio automático – em “D” ou “R”, conforme a necessidade da manobra inicial – e só depois baixe o freio de mão – ou desacione o freio de estacionamento.

Na hora de parar, faça o oposto. Estacione o carro e acione o freio de mão ou botão do freio de estacionamento antes de colocar a alavanca do câmbio em “P”. Especialmente nestas situações, ao colocar a caixa em “park” com o carro “solto”, o peso daquele pequeno deslocamento que o carro fará vai forçar o conjunto da transmissão.

Além disso, só acione essas posições com o veículo totalmente parado – evite colocar de “D” para “R” ou vice-e-versa com o automóvel em movimento. Isso gera trancos desconfortáveis e faz mal para o sistema.

Confira mais dicas na próxima edição.

Fonte: autop

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