Cinco dicas de trânsito essenciais para motoristas iniciantes

Rubilar Barros.

Tirou a carteira agora? Então, essas dicas são para você!

Depois que você decidiu passar pelo processo de primeira habilitação, para conquistar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), teve de cumprir com uma série de etapas, as quais incluíram muitas aulas.

Depois de estar habilitado, é importante seguir dirigindo, para ganhar mais prática de direção. Afinal, quanto mais experiência você tiver, melhor será seu desempenho ao volante.

Mas o que fazer enquanto você estiver dando os primeiros passos no trânsito?
A seguir, você vai conferir cinco dicas de trânsito importantes para motoristas iniciantes.

Confira cinco dicas de trânsito essenciais para motoristas iniciantes

Dica nº 1: use o veículo que deixe você mais tranquilo
Quando você já estiver com seu documento de habilitação em mãos, procure dirigir um veículo em que você se sinta à vontade. Caso você tenha condições de ter um carro próprio, melhor, pois a probabilidade de você se sentir confortável e tranquilo para dirigir o carro de outra pessoa é menor, em comparação com dirigir o seu automóvel.

Dica nº 2: não desanime ao receber críticas
Não se deixe desanimar com as críticas de condutores mais experientes, pois muitas pessoas tendem a menosprezar a capacidade de condutores recém-habilitados. Além disso, quaisquer provocações feitas no trânsito devem ser desconsideradas, para que o princípio da máxima da gentileza possa ser mantido.

Dica nº 3: pisca-alerta somente quando necessário
Não dirija com o pisca-alerta ligado. Chamar a atenção dos outros motoristas deve ser apenas em situações de emergência, para alertá-los de algo, como em caso de uma parada brusca com o seu veículo.

Dica nº 4: preste atenção à velocidade
Preste atenção no trânsito ao seu redor. Não tenha pressa. Respeite sempre os limites de velocidade. Além de evitar penalidades, dirigir em velocidade correta diminui o risco de acidentes, pois reduz suas chances de perder o controle do veículo.

Dica nº 5: comece a dirigir em lugares calmos
Pratique em lugares mais calmos. Lembre-se de que você já é habilitado. Então, pegue o carro e dirija em locais nos quais você se sinta mais confiante. Conforme se sentir mais seguro, comece a dirigir até lugares mais distantes.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome