Situação das capelas mortuárias de Piratini é tema de audiência pública

Prefeito descartou terceirização, mas assegurou reformas (Foto: Nael Rosa/JTR)

A Câmara Municipal realizou na última segunda-feira (14) uma audiência pública, sugerida pelo vereador Marcial Guastucci (MDB), que discutiu a situação das capelas mortuárias de Piratini. O assunto já foi alvo de críticas e pedidos na Casa em várias situações, além de ser  tema recorrente entre os agentes funerários e  por aqueles que usam o serviço nas condições da estrutura fornecida pelo município.

Há reclamações sobre a precariedade dos sanitários e ausência ou deterioração de utensílios disponibilizados para uso de familiares que têm seus atos fúnebres realizados no local, como fogão e geladeira, e a ausência de ar-condicionados nas duas salas disponíveis.

Estavam presentes na reunião representantes da Prefeitura, entre eles o prefeito Vitor Ivan Rodrigues (PDT). Na oportunidade, ele afirmou que as melhorias da climatização dos espaços já estão sendo encaminhadas. “Já estamos providenciando dois ar-condicionados que serão instalados em, no máximo, 45 dias”, assegurou.

Sobre este ponto e os demais apontados, um dos proprietários de uma das funerárias que atuam em Piratini, Francisco Cordeiro, disse que quem presta o serviço está disposto a fazer as melhorias necessárias passando, portanto, a se responsabilizar pela manutenção da estrutura, mas isso foi logo descartado pelo prefeito.

“A Prefeitura descarta a terceirização do serviço, assim vamos manter o mesmo sob a responsabilidade do município”, assegurou Rodrigues, que concordou ser necessária uma intervenção maior para solucionar o que há muito tempo é reclamado.

“Temos sim várias situações pendentes, mas já avançamos, pois houve a reforma do telhado para resolver o problema das goteiras, além da pintura interna. Vamos reverter essa situação, inclusive com a melhoria do mobiliário em ações que estão previstas para serem realizadas com o orçamento de 2020, já que no momento não temos as condições financeiras para tal”, garantiu o prefeito.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome