Camping Municipal de Piratini oferece tranquilidade aos veranistas em meio à natureza

Camping é uma boa opção para quem busca descanso em meio à natureza. (Foto: Nael Rosa/JTR)

Optar por um lugar tranquilo em meio à natureza ao invés do nosso imenso litoral na estação mais quente do ano é a escolha de muitas pessoas que vão a Piratini na temporada de verão curtir e descansar no Camping Municipal.

A estrutura também é a preferida dos piratinenses, que nas férias ou aos finais de semana aproveitam para reunir a família e os amigos com o objetivo de aliviar as tensões e o cansaço causados pelo cotidiano.

Manter atrativo e aprazível o local é um desafio para a Prefeitura, já que ele anualmente enfrenta problemas causados pelo vandalismo, o que foi reduzido drasticamente devido a uma providência tomada pelo município.

“Ataques de vândalos, principalmente aos sanitários, eram recorrentes. Solucionamos isso reformando uma casa no próprio camping e colocando para morar nela um funcionário, que recebe os veranistas e cuida de tudo que ali existe, inclusive à noite, que era quando ocorriam as depredações”, explica o secretário de Urbanismo, Luís Henrique Rosa da Silva.

Ele acrescenta que, além da manutenção necessária, a administração municipal deu início à reforma dos banheiros e à construção de novos quiosques e churrasqueiras, ação que tem previsão para ser concluída até março.

Águas do Balneário ficam anexas ao Camping. (Foto: Nael Rosa/JTR)

“Pretendemos concluir esta etapa em breve, pois ainda não foi feito em virtude dos materiais já comprados ainda não terem chegado. Mas considero que tudo que podemos ofertar para as pessoas só vai ficar pronto e a contento no verão 2023, que é quando poderemos fazer maiores e melhores investimentos. Estamos no caminho certo, mas pode ficar melhor”, falou Silva, que diz contar com os veranistas para ajudar a conservar a estrutura ofertada.

Para o aposentado Éber Machado, 75 anos, a 1ª Capital Farroupilha tornou a ser destino certo após duas décadas sem aproveitar a paz oferecida pelo camping. Ele, que deixou a cidade para morar em Pelotas aos 22 anos, em janeiro deste ano retornou, e disse que indicou o local para os amigos que fazem parte de um grupo de motorhome de 160 integrantes. Eles viajam pela Costa Doce em busca de tranquilidade, que é ofertada pelo local a custo zero.

“Até o início dos anos 2000 eu vinha para Piratini com frequência. Mas depois desativaram o camping e eu deixei de visitar o município. Agora vim matar a saudade da terra e de tudo que essa estrutura oferece. E não somente eu, mas também outros integrantes do nosso grupo estão vindo para aproveitar. O lugar é muito bom, embora ainda falte concluir as reformas de banheiros, por exemplo, mas de uma forma geral tudo isso aqui proporciona um bom descanso”, assegura Machado.

A metros dali, em anexo, fica o Balneário Carlos Carvalho e as águas recebidas do Rio Piratini, onde as famílias se refrescam e os desportistas aproveitam as quadras de areia do Complexo Klérfim Borges Cardoso para jogar vôlei de areia e beach soccer.

Nesta temporada, a Secretaria de Desporto e Turismo vai promover, em parceria com o Sesc, a segunda etapa do Verão Legal, que em virtude do aumento de casos de Covid-19 no município foi transferida de fevereiro para março e será uma das atrações para quem também aproveita as belezas naturais oferecidas tanto pelo camping como pelo balneário.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome