A 7ª Vertente da Canção Nativa, promovida pela Prefeitura de Piratini e encerrada na noite do domingo (15), depois de três dias de apresentações, consagrou como grande vencedor do festival a composição “Um canto de guerra, amor e paz”, letra do piratiniense Roger Morales em parceria com Ricardo Rosa. A canção interpretada por Gustavo Oliveira, além do primeiro lugar também levou os prêmios de melhor letra e melhor tema sobre Piratini, resultado que emocionou o autor.
“Estou muito feliz. Essa música foi composta em 2007 em um festival fechado que realizamos aqui no município, é um tema atual e me deixa muito emocionado, pois ganhei a Vertente que é da minha cidade mostrando que santo de casa faz milagre sim”, disse Morales após ser anunciado como vencedor.
O secretário de Cultura, Fladimir Gonsalves, fez uma avaliação positiva dessa edição de retorno depois de 17 anos e assegurou que a Vertente de 2020 será realizada.
”Somos obrigados a fazer, pois já na sexta-feira (13), primeiro dia de apresentações, obtivemos o retorno do público e vimos que o trabalho realizado tinha valido a pena. Foi um acréscimo de qualidade e valorização da cultura gaúcha sempre com casa cheia, todos felizes e não poupando elogios ao festival que ainda movimentou o turismo e o comércio local, mas teve repercussão dentro e fora do estado”, disse Gonsalves.
O prefeito Vitor Ivan Rodrigues (PDT) disse que a reedição do evento foi uma meta traçada quando ele assumiu em 2017 e que para ser realizado enfrentou percalços, mas que o resultado final coloca o município no topo dos festivais nativistas.
“A conclusão que chegamos é que Piratini tornou a ser um palco forte dos festivais, o que não foi fácil, pois enfrentamos entraves com o projeto dentro do governo do Estado, mas agora, ela, a Vertente, que tantos talentos revelou como Luiz Marenco e Cristiano Quevedo, por exemplo, que começaram suas carreiras aqui, é novamente uma realidade, então entendo que êxito foi total e com a mesma seriedade que promovemos esta, já estamos trabalhado para a edição do ano que vem”, garantiu o prefeito.