Com inauguração prevista para abril de 2020, quando a Cooperativa completará 35 anos, a Sicredi Zona Sul apresentou nesse dia 29, todo o projeto e o estágio de execução da obra da sua nova sede para a prefeitura de Pelotas.
Como pauta do encontro, o Diretor Executivo, Edson Carlos Marques acompanhado do presidente da Cooperativa, Nilson Ireno Loeck, fez uma breve apresentação institucional e demonstrou o desempenho do Sicredi na região. Em seguida, os profissionais responsáveis pelo projeto e a construtora, explicaram toda a concepção e a intenção do projeto e as providências necessárias para a finalização da obra no local.
Quando questionado do motivo de construir uma sede em Pelotas, Edson, esclarece: “hoje somos mais de 68 mil associados em nossa Cooperativa e contamos com um quadro de 270 colaboradores, portanto, a necessidade de mais espaço físico foi um motivo relevante para a idealização de uma nova sede e de uma nova agência em Pelotas. No conceito do cooperativismo as pessoas estão sempre em primeiro lugar, com esse ideal também sentimos a necessidade de oferecer conforto, disponibilidade e acesso. Além disso, marcar a presença institucional da cooperativa e valorizar o seu município sede, promovendo maior proximidade com a comunidade local é um motivo muito relevante para nossa administração. Esperamos marcar as comemorações dos 35 anos na nossa área de ação com a entrega desse local para a nossa comunidade”.
Em seguida, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os espaços, já possíveis de serem acessados. “No momento a obra passa para a fase de finalização da infraestrutura, visto que a estrutura está toda finalizada, agora começam a ser feitas as divisórias, cabeamentos, conclusão das instalações elétricas, forros, pisos e revestimentos. A previsão é de que em dezembro sejam iniciados os acabamentos,” esclarece Jair Antônio Giacobbo, diretor de operações da Cooperativa e responsável pelo acompanhamento da execução do projeto.
O local da nova sede abrigará o Conselho de Administração da Cooperativa, a Diretoria Executiva, as assessorias de negócios, crédito, gestão de pessoas, qualidade, comunicação e marketing, programas de relacionamento e toda a área administrativa, profissionais responsáveis pela formalização dos negócios gerados nas agências. Além disso, o espaço terá salas de treinamento, biblioteca, áreas de convivência e realização de eventos.
Um dos diferenciais desse projeto é a presença de um auditório no local, com capacidade para 400 pessoas. A ideia de construir esse espaço junto à sede, foi inspirada na vontade de aproximação do Sicredi com as pessoas, entidades e instituições, e no desejo de tornar o cooperativismo cada vez mais disseminado. Inicialmente, será utilizado para eventos promovidos e organizados pela própria cooperativa, com promoção constante da educação cooperativa, formação de associados e sociedade em geral, no que tange o cooperativismo como promotor do desenvolvimento econômico das regiões. Posteriormente, será aberto diálogo para propostas, parcerias e convênios com organizações locais e regionais, “visando tornar a nossa sede um espaço de mais conhecimento, cultura, aprendizagem e aprofundamento do saber”, explica Giacobbo.
Junto à sede, o Sicredi irá inaugurar um novo modelo de agência, com layout inovador e horário de atendimento diferenciado. Essa agência estará estruturada para ir além da realização de negócios, disponibilizando espaços de relacionamento com salas de coworking, aprendizado e autosserviço, explica o Diretor de Negócios da Cooperativa, Daniel Peglow.