A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulga no último sábado (21) o primeiro boletim da balneabilidade das praias e balneários do Estado. Entre os 92 pontos analisados, 11 locais em sete municípios estão impróprios para banho.
Os outros 81 pontos analisados estão próprios para banho. Os veranistas podem conferir a situação da balneabilidade das praias e balneários do Estado pelo site e web aplicativo.
Os locais de coleta também receberão placas identificando a condição de banho. O projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde o verão de 1979/1980. As coletas são realizadas semanalmente. Neste veraneio, os boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 28 de fevereiro de 2020.
O Balneabilidade é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e faz parte do RS Verão Total, projeto que contempla todas as ações do Governo do RS na temporada 2019/2020.
Na Região Sul do estado, apenas em Pelotas tem pontos impróprios para banho. Dos 13 pontos impróprios no RS, cinco destes são em diversos pontos da Praia do Laranjal.
Em comparação ao primeiro relatório publicado na temporada de verão 2018-2019 para 2019-2020, apenas Pelotas seguiu com pontos impróprios, sendo seis pontos impróprios na Praia do Laranjal no relatório de 2018-2019 e, no publicado no último sábado, cinco.
Confira os pontos impróprios
Santo Antônio – esquina Av. Rio Grande do Sul (Laranjal)
Santo Antônio – Hotel – Pousada Albatroz/Laranjal Parque (Laranjal)
Balneário dos Prazeres (Laranjal)
Santo Antônio – Restaurante Santo Antônio Grill (Laranjal)
Valverde – Pontal da Barra (Laranjal)