O Natal das famílias pelotenses pode ter mais um integrante caso tenham interesse em adoção responsável de animais. Se depender da proposta da vereadora Cristina Oliveira (PDT), os visitantes da Câmara de Vereadores neste final de ano conhecerão os animais que estão esperando um lar no Canil Municipal e em algumas protetoras de animais através da árvore de Natal no hall da Casa até o próximo dia 6.
As bolinhas dão espaço para as fotos dos cães que estão para adoção, com o sexo, idade e número para contato dos pets no verso. E, segundo a vereadora, faltarão galhos para o número de cães abandonados. “A situação do Canil Municipal é a mais grave delas. Temos, atualmente, em torno de 70 animais que estão para adoção, e por este motivo a gente não consegue mais solicitar o apoio do Executivo para resgatar animais na rua, que estão sendo mal tratados, necessitando de tratamento”, conta.
A esperança é que, com a votação de diversos projetos de lei polêmicos no final do ano e, consequentemente, o aumento do público na Casa Legislativa fortaleça a campanha. “É importante ver que a árvore não é apenas de exposição, a gente está sim utilizando ela para doar esses cães do Canil Municipal e de algumas protetoras que estão cheias de animais”, explica Cristina.
As fotos dos animais foram realizadas pelo programa Pró-Bicho do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenado pela professora Juliana Angeli. “Eles vão até o canil municipal e nas protetoras para fotografar os cães, com objetivo de a foto ficar mais atrativa e facilitar a adoção”, comenta a vereadora.
Cristina Oliveira é protetora a mais de 10 anos e durante sua campanha levantou a bandeira contra maus tratos e abandono. Com isso, hoje realiza projetos de leis que visam beneficiar os animais vulneráveis. “Precisamos frisar a adoção responsável, que as pessoas possam dar um lar responsável e tirar os animais que estão na rua, sofrendo com o abandono e a fúria do homem”, alerta.