Pedro Tagliani Quarteto é o convidado da vez da Clube de Jazz de Pelotas

Pedro Tagliani fará apresentação em Pelotas na próxima quarta-feira (16). (Foto: Anibal Elias Carneiro)

“Pedrinho é dos maiores, sem nenhuma dúvida”. Pedrinho a quem o guitarrista pelotense Celso Krause (atualmente no Uruguai) se refere é Pedro Tagliani. O também guitarrista, compositor e arranjador que despontou na cena gaúcha há 40 anos com a banda Raiz de Pedra, estará em Pelotas na noite desta quinta-feira (16). Ele é o convidado da vez da Clube de Jazz de Pelotas para o show previsto para as 20h no Garagem Moto Pub em uma noite que se promete tão musicalmente importante quanto a de 25 de maio, quando o grupo foi anfitrião do multi-instrumentista Tuniko Goulart, que está há mais de 30 anos em Portugal.

Tagliani não estará sozinho na jornada. Ele traz de Porto Alegre os músicos que o acompanham em seu projeto atual, o Pedro Tagliani Quarteto: Michel Dorfman (teclados), Lucas Esvael (baixo) e Marquinhos Fê (bateria).

O repertório transita por essas nada menos que quatro décadas de carreira. Tempo mais que suficiente para lhe garantir reconhecimento de público, crítica, oito discos gravados (quatro solo e os quatro anteriores, com a Raiz de Pedra), participações em gravações e em shows no Brasil e exterior.

No período mesmo em que viveu na Alemanha, Tagliani atuou como guitarrista e violonista, com participação em vários álbuns de grande visibilidade no cenário europeu. A estadia rende frutos. Até hoje o guitarrista é convidado para festivais prestigiados de guitarra, como o Saitensprünge, o Theatron MusikSommer e o Munich Summer Jazz Week (Alemanha) ou o Les Automnales de Ballainvilliers (França), entre outros eventos do gênero na Espanha, Suíça, República Checa, Sérvia, Lituânia, Polônia e Itália.

A temporada europeia também é prolífica em parcerias. Em 2009, no CD Duo dois, o guitarrista gravou com o pianista alemão Christian Gall. Antes, em 1998, em Arvoredo, primeiro trabalho solo, o guitarrista gaúcho já havia produzido um bom diálogo sonoro com o saxofonista austríaco Thomas Kugi. O trabalho mais recente, Hemisférios, de 2021, com o pianista Fabio Torres, o baixista Paulo Paulelli e o baterista Marquinhos Fê, que o acompanha agora no Pedro Tagliani Quarteto, mereceu os prêmios Açorianos de melhor álbum instrumental e melhor álbum do ano.

Clube de Jazz

A banda pelotense é a segunda a pisar no palco. O time que já tem confirmados Renato Popó (bateria), Negrinho Martins (baixo acústico), Gustavo Barbosa (baixo elétrico), Hamilton Pereira (guitarra), Ebinho Barbosa (teclados), Guilherme Fiss (sax) e Gustavo Oliveira (violão) deve executar repertório que inclui temas como “Autumm leaves”, “Miolo mole” e “Incompatibilidade de gênios”.

Renato Popó (bateria), Negrinho Martins (baixo) e Daniel Zanotelli (saxofone) durante show da Clube de Jazz de Pelotas no International Jazz Day Pelotas, no dia 30 de abril. (Foto: Paulo Rossi)

Após, no encerramento da noitada musical, está prevista a jam session com músicos das duas bandas. “Nossa ideia é sempre promover uma grande festa sonora, essa é a ideia, [esperamos] que o público pelotense compre esta ideia e faça parte desta cena”, diz Renato Popó.

O guitarrista Hamilton Pereira, da Clube de Jazz de Pelotas, no show do International Jazz Day Pelotas, no dia 30 de abril. (Foto: Paulo Rossi)

Serviço

O quê: show com Pedro Tagliani Quarteto e Clube de Jazz de Pelotas

Quando: quinta-feira (16), a partir das 20h

Onde: Garagem Moto Pub (Rafael Pinto Bandeira, nº 1.790)

Quanto: R$ 20 no local

Apoio: Movelaria Fiss

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome