As 30 regiões tradicionalistas existentes no estado irão se reunir pela primeira vez na Região Sul em 2020. A Associação Rural de Pelotas receberá a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) entre os dias 19 e 22 de março do próximo ano e a expectativa é de, no mínimo, cinco mil visitantes.
Segundo o coordenador da 26ª Região Tradicionalista (RT), Márcio Correa, a vontade de receber o evento já vem de muito tempo. “É um anseio de ter a muitos anos este evento, mas várias barreiras o impediam de trazer, mas este ano conseguimos romper essas barreiras e trazer este evento para cá. Contamos com o apoio da região para conseguir viabilizar este evento”, afirma.
Para viabilizar o evento, é necessário cerca de R$ 200 mil. “Contamos com o apoio dos poderes públicos da região, iniciativas privadas, entidades e universidades para trazer o melhor das tradições gaúchas para a Zona Sul”, ressalta.
O presidente da Comissão Executiva da 32ª Fecars, Carlos Souza Gonçalves, cerca de 100 pessoas de cada RT irão comparecer, movimentando a economia regional. “Este evento não é um evento de Pelotas, ele é um evento que procura trazer o estado para dentro da nossa região, pois ela nunca se mostrou dessa forma”, explica.
O evento contempla provas como de rédeas, laço e gineteadas, nas categorias Veteranos, Vaqueano, Prenda, Peão, Piá/Menina, Guri/Guria, Piazinho, Piazito. Para a edição do próximo ano, será incluída também provas para pessoas com necessidades especiais, com o objetivo de promover a acessibilidade e a inclusão.