A festa internacional de abertura da temporada do verão 2023 foi realizada no dia 8 de janeiro na prainha de São Diogo, em Pedras Altas. O evento aconteceu através da parceria com o município uruguaio de Isidoro Noblía. O balneário localizado sobre o leito do rio Jaguarão é território pedras-altense, porém, a proximidade com a cidade vizinha atrai grande público do Uruguai durante a temporada.
A prainha está distante cerca de 55 quilômetros da cidade do Castelo, com acesso pela ERS 608. A prainha é considerada um ponto turístico regional e internacional. Durante a temporada recebe inúmeros visitantes que buscam tranquilidade e diversão.
O coordenador de esportes de Pedras Altas, Evaldo Miranda, destacou as melhorias que foram realizadas no local para que a festa pudesse acontecer oferecendo tranquilidade e momentos de lazer. Segundo ele, foram realizados patrolamento na área, melhorias na estrutura do banheiro, limpeza geral do espaço, ligação da rede elétrica e troca de refletores.
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Pedras Altas foi responsável pela organização da festa com apoio do gabinete do prefeito. Ao longo do dia, diversas atividades foram desenvolvidas, entre elas, apresentação musical, brinquedos infláveis, shows, mateada, torneio de vôlei e escolha da rainha e princesas da prainha. O público também contou com uma praça de alimentação diversificada. Os shows ficaram a cargo da Banda Estilo B, Marco e Michelly, Ale e Claudinho e Banda Renovación.
Após a abertura oficial, aconteceu o desfile das candidatas. Ao todo, nove garotas disputaram o título. Luana Casa Grande foi eleita rainha e Sharon Elena Alvez Netto conquistou o título de 1ª princesa, Sofia Antonela Castilho recebeu a faixa de 2ª princesa.
Segundo os organizadores, cerca de mil pessoas prestigiaram o evento, tanto brasileiros quanto uruguaios. Moradores de Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Herval e Pinheiro Machado, por exemplo, participaram da festividade.
O prefeito de Pedras Altas, José Volnei (PT) salientou que com a chegada do verão o evento é muito aguardado pela comunidade. “Esse ano foi um sucesso, creio que o maior de todos até agora, um evento excelente. A união dos municípios fez com que o evento ganhasse uma notoriedade maior e reuniu um público acima da média”, disse.
O prefeito de Isidoro Noblía, Favio Freire ressaltou a importância da integração dos municípios para a realização do evento. “Creio que é a primeira festa unindo os dois municípios da fronteira”, lembrou. Freire também citou o apoio da Intendência de Cerro Largo. “O respaldo e apoio do governo fez com que este festival seja reconhecido a nível departamental do estado”, contou.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, também participou do evento e destacou a integração dos municípios para a realização da festa. Machado também comentou sobre a localização da nascente do Rio Jaguarão,
Grave error en la información!!
La que obtuvo el puesto de 1 era princesa fue Claudia Pereira Menchaca!