Via Ecológica 2020 é apresentada em Morro Redondo

Via Ecológica foi apresentada em reunião na Câmara de Vereadores (Foto: Diones Forlan/JTR)

No dia 29 de janeiro, em reunião na Câmara de Vereadores, foi apresentada a Via Ecológica 2020 para empreendedores e parceiros, que terá a 7ª edição do desafio Serra dos Tapes que engloba as etapas nos seguintes municípios: Morro Redondo (maio), Canguçu (setembro) e Pelotas (novembro). De acordo com o coordenador Leandro Karam, neste ano o turista poderá optar por três tipos de roteiro especificamente que envolvem ciclismo.

Com a intenção de mostrar os objetivos da via, a ideia também é agregar o maior número de empreendimentos para o desafio na etapa de Morro Redondo, que será realizado ou no dia 17 ou 24 de maio. Por isso, empreendedores têm até esta sexta-feira (7) para confirmar presença, já que o roteiro será desenvolvido com passagens pelos locais.

Posteriormente, na próxima quarta-feira (12), haverá o primeiro encontro com os participantes, de 13 a 16 de fevereiro haverá visitas técnicas nas propriedades. Ainda em fevereiro, acontecerá capacitação sobre alimentação e nutrição. No dia 1º de março, acontecerá o lançamento com a divulgação das propriedades participantes, com disponibilização do primeiro lote para inscrições. No mês também serão realizadas capacitações voltadas às temáticas de ciclismo, como a lida com a bicicleta e a venda de produtos no evento. Por fim, duas semanas antes do evento capacitação operacional.

Para os empreendimentos que quiserem participar, o custo no total será rateado e dividido entre todos no valor de R$ 1 mil, ou seja, quanto mais participantes, mais barato fica. É necessário participar das capacitações, já no dia do evento terá que oferecer alguma bebida e uns petiscos para os que passarem por suas propriedades.

Segundo Karam, em média, participam entre 120 a 150 ciclistas em cada desafio. “Já tivemos presença em outros anos de grupos de Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Bagé, São Lourenço do Sul, Estrela, Lajeado, Canela e Uruguai. As inscrições serão em diversos pontos da região a partir de março e os valores irão variar, conforme o percurso escolhido que varia quanto à distância”, destaca, afirmando que no ano passado, a cidade teve roteiro de 17km cicloturismo, 65km passeio e 105km pró-esportiva.

O ciclista ganhará no dia café da manhã, alimentação nas propriedades, pontos de hidratação, premiação, seguro acidente, mapa do roteiro e kit dos parceiros patrocinadores.

Neste ano, a via ecológica terá parceria da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através da coordenação do curso de Turismo, onde oportunizará a participação de estagiários das áreas de Turismo, Jornalismo, Agroecologia, Agronomia, Biologia, Administração e Direito que participarão de diversos grupos de trabalho.

“O bacana para os empreendedores será a divulgação que iremos fazer, material para o inscrito e no dia o roteiro passará por dentro das propriedades e no final do desafio cada um poderá comercializar os seus produtos para os visitantes, impulsionando a produção agroecológica, atrativos naturais, serviços, turismo sustentável, alimentação e recepção do Morro Redondo para que as pessoas venham em outras ocasiões ao longo do ano”, diz Karam.

Haverá divulgação dos empreendimentos no site www.serradostapes.com.br, com mais informações pelo telefone (53) 98138-8033.

Os parceiros do evento são Prefeitura de Morro Redondo, Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, Roteiro Turístico Morro de Amores, Rádio Bonfim FM e Jornal Tradição Regional.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome