IV Feira do Artesanato e Produtos Coloniais é realizada em Morro Redondo

Festa também foi uma oportunidade para as crianças celebrarem a Páscoa, contando com a presença do famoso coelho. (Foto: Diones Forlan/JTR)

No último domingo (2), foi realizada em Morro Redondo a IV Feira do Artesanato e dos Produtos Coloniais, na Praça Doze de Maio. O evento foi promovido pelo Roteiro Turístico Morro de Amores e a Associação dos Empreendedores de Turismo do município (AETMORE) e também foi uma oportunidade para as crianças celebrarem à Páscoa.

Os inúmeros turistas e morro-redondenses presentes no evento puderam ouvir e assistir uma mensagem de renovação e esperança, com uma programação musical pela manhã, abertura de cantos litúrgicos percorrendo a feira, acompanhados de saudações com ramos e entrada simbólica. Em seguida, o grupo crioulo Os Tordilhos fez a abertura espalhando esperança e fraternidade.

A programação continuou à tarde com brincadeiras alusivas à Páscoa, como a caça aos ovos, realizadas pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e a apresentação da animadora Tia Ani levando o Coelho da Páscoa e fazendo a diversão da criançada. Em seguida, o evento teve animação do tradicional Grupo Stiepen de Morro Redondo, com descontração e alegria percorrendo todos os setores da feira. Após, Matheus e Luciano Pimenta, interpretou antigos e novos sucessos. Já no entardecer, que foi uma atração à parte, os presentes puderam acompanhar mais do empreendimento Republic 88, com atração musical ao lado da Praça 12 de Maio.

A presidente da AETMORE, Sabrina Waltzer, destacou ser sempre um prazer continuar com a cultura do artesanato e dos produtos coloniais. Ela ainda agradeceu à comissão da festa, que tornou possível a feira, Gustavo Vidart, vereadoras Vivian Rickes (PSDB), Leticia Santos (PSDB), Edith Buttow, ao diretor de Turismo Pedro Vieira e à comunidade de Morro Redondo que participou do evento. “E a todos os empreendedores, feirantes, turmas das Copas das entidades CTG Cancela Grande e Rotary Club de Morro Redondo, demais instituições e patrocinadores que fazem com que este evento possa acontecer”, disse. Sabrina ainda lembrou ser um momento especial, pois o Roteiro atualmente conta com 37 empreendimentos formalizados. Neste sentido, durante o evento ainda foi distribuído um folder atualizado com todos os integrantes do setor.

O evento foi promovido pelo Roteiro Turístico Morro de Amores e a Associação dos Empreendedores de Turismo do município (AETMORE). (Foto: Diones Forlan/JTR)

Representando o Banrisul, Lélia Mota falou da honra em promover esse tipo de evento no município. Ainda colocou o banco à disposição para auxiliar os pequenos agricultores, citando o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e a nova máquina Vero, que já está adequada conforme o novo decreto do governo do Estado que prevê a emissão da nota fiscal combinada com a emissão do ticket e do cartão já com a tecnologia pronta e que entrará em vigor até 30 de junho.

O presidente da Câmara de Vereadores, Maico Vega (União) agradeceu a presença de todos os visitantes, a população local e a todos os organizadores e feirantes.

Adriane Lobo, representando a Emater/RS-Ascar, destacou a satisfação de a instituição poder contribuir com o turismo, e pela oportunidade dada para que a agricultura familiar e as agroindústrias possam se mostrar na feira e gerar renda.

A gestora de projetos do Sebrae, Jussara Argoud, citou o trabalho que começou a ser realizado há oito anos por um pequeno grupo. “E hoje a gente vê esta festa acontecendo e outras programadas que fazem com que muitos venham para cá conhecer o município, consumir os produtos da agricultura familiar e se hospedar”, disse. Além disso, destacou a hospitalidade da comunidade, parabenizou a todos os feirantes e parceiros.

A vice-prefeita Angelica Boettege dos Santos (PSDB) agradeceu inicialmente o Banrisul pelo apoio que, segundo ela, fará muita diferença, somando com o trabalho da AETMORE. “É uma festa simples, mas feita com muito amor e que mostra um pouquinho de Morro Redondo, que é as famílias reunidas juntamente com as crianças”, afirmou. Ela ainda ressaltou que a festa foi realizada com os patrocínios do comércio, empreendedores e pessoas da comunidade.  Citou o apoio da Emater que, além desse evento, promove atividades na agricultura familiar, Dia da Mulher, encontro com produtores de peixe e de mel e outras atividades.

Agradecemos ainda o apoio da Câmara de Vereadores, da gestora do Sebrae, Jussara Argoud, e a presidente da AETMORE, desejando sucesso na realização dos eventos. “Tudo acontece porque tem um grupo forte, de pessoas que depositam toda sua energia, neste dia. É bom ver na cidade vários empreendimentos abertos no interior e inclusive com um novo restaurante abrindo na cidade, que estão fazendo história e trazendo uma nova esperança para o nosso povo”, celebrou, destacando, em nome do prefeito Rui Brizolara (União), que a Prefeitura sempre será parceira destes eventos.

O evento teve apoio da Prefeitura Municipal, Sicredi, Mercado Germany, Cerealista Bender, Cabana Bela Vista, RGSul, Restaurante Point, Bier House Barber Pub, Republic 88, Museu Histórico de Morro Redondo e Emater, com patrocínio do Banrisul.

Confira uma galeria de fotos do evento no site: https://www.jornaltradicao.com.br/galerias/iv-feira-do-artesanato-e-produtos-coloniais-de-morro-redondo/

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome