Apresentações artístico-culturais marcam entrega do Calçadão

Evento aconteceu na última segunda-feira (30) (Foto: Divulgação)

A área central da cidade, requalificada, foi oficialmente entregue ao uso da população, pela prefeita Paula Mascarenhas, na noite de segunda-feira, 30 de setembro. A antiga estrutura, inaugurada em 1981, passou por transformações que se iniciaram em março de 2017. Apresentações artístico-culturais e serviço, de iniciativa do sistema Fecomércio, marcaram a confraternização pública pela conclusão das obras do Calçadão.

“O Calçadão é um lugar tradicional de encontro e é o shopping a céu aberto de Pelotas, por onde passam mais de 20 mil pessoas por dia. A mudança era esperada pelo comércio e pelos pelotenses. Agora, o espaço oferece a estrutura adequada a quem o frequenta”, disse a prefeita, acompanhada pelo vice Idemar Barz.

Animação garantida
A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), por meio do secretário Gilmar Bazanella, encarregou-se de articular programação comemorativa à conclusão das obras do Calçadão junto ao sistema Fecomércio. No início da tarde, em espaço especialmente montado nas proximidades do chafariz “As Três Meninas”, Sesc, Senac, Sindilojas e Secovi desenvolveram ações artístico-culturais e iniciativas sociais.

A tarde contou com a presença da banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, serviços de aferição de pressão arterial, cortes de cabelo e penteados, além de maquiagem, brinquedos infláveis e animadores culturais. As apresentações artísticas ficaram por conta do estúdio de dança Thomás Marinho e do projeto Brincando no Sesc.

À noite, para abrilhantar o encerramento da programação, a Orquestra Estudantil Municipal, integrada por alunos da rede pública de ensino, executou canções populares, entre as quais Trenzinho Caipira, de Villa Lobos. O aluno Eliezer Mendes Duarte, do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Mário Meneghetti, do bairro Getúlio Vargas, cantou e foi aplaudido pelo público presente.

O visual do Calçadão apresenta 40 bandeirolas, afixadas nos postes metálicos da iluminação ornamental em LED, com imagens de populares que frequentam a área central. “Novo Calçadão no coração dos pelotenses” é a homenagem institucional à população. O material foi patrocinado pela Aliança Pelotas.

“Estamos compartilhando a conquista que é de todos nós. Aqui, o comércio de qualidade atrai não só pelotenses, mas consumidores da região e turistas. São 160 estabelecimentos, responsáveis pela geração de dois mil empregos, beneficiados com as mudanças. A Prefeitura investiu cerca de R$ 5 milhões para viabilizar essa grande conquista coletiva”, afirmou Paula.

Caminhada
A prefeita e o vice fizeram uma caminhada simbólica para marcar a conclusão do projeto de requalificação, que foi gerenciado e fiscalizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), e executado pela Construtora Pelotense.

Os secretários de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams; de Obras e Pavimentação, Luiz Eduardo Tejada; de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam; de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira; e de Governo, Abel Dourado, acompanharam o percurso, assim como os assessores especiais, do Gabinete da Prefeita, Gustavo Azevedo, Clotilde Victória e Fábio Machado, além de diretores e técnicos.

O gerente do Sesc, Luiz Fernando Parada, os vereadores Enéias Clarindo e José Paulo Benemann, do PSDB, Éder Blank (PDT), e Reinaldo Elias (PTB), bem como empresários, lojistas e populares também participaram.

Via de trânsito lento
Uma das novidades do novo Calçadão é a via de trânsito lento, aberta para passagem de veículos entre as ruas Marechal Floriano e Lobo da Costa. A inovação segue o padrão “traffic calm”, presente nas grandes cidades do mundo inteiro.

Veículo da Fiscalização pública inaugurou o tráfego na via, sob aplausos dos presentes. “É preciso atenção. Esta pista é para passagem de carros. Pedestres devem respeitar os balizadores e não andar no meio da rua. O local está bem sinalizado e a velocidade máxima permitida é de 30 km/h”, disse a prefeita, enfatizando as regras de trânsito. Quem se desloca pela Marechal Floriano pode dobrar à esquerda, obedecendo à sinalização semafórica, e acessar a Andrade Neves em direção ao Mercado Central.