Pelotas: Banheiro da praça Coronel Pedro Osório é reinaugurado com foco na segurança dos usuários

Sanitários funcionam diariamente, das 9h às 18h. (Foto: Clarissa Ribeiro/JTR)

Na manhã desta sexta-feira (24), o banheiro da praça Coronel Pedro Osório voltou a ser disponibilizado à população de Pelotas, após 10 meses de reforma. O espaço, que contou com R$ 480 mil em investimentos, inclui não apenas a obra física, mas aportes em segurança, monitoramento e qualificação do espaço público. Os recursos são oriundos de medidas compensatórias, provenientes de empreendimentos imobiliários na área central. O projeto executivo e a fiscalização couberam à equipe técnica da Secretaria de Urbanismo (Seurb).

O secretário de Urbanismo, Otávio Peres, explica que as obras do local necessitaram de um planejamento minucioso para que os objetivos principais fossem atingidos. “Ela vai muito mais além do banheiro na verdade, porque antes precisamos fazer todo um tratamento paisagístico, especialmente observando as questões de segurança, e o controle visual aqui é a chave desse projeto”, diz.

Para o prefeito Fernando Marroni (PT), a entrega das obras é significativa para a população, já que a praça recebe muitas pessoas diariamente. “É a reinauguração de um serviço público importante para a população, e com visibilidade, com a esplanada de onde chegar na praça se enxergar este equipamento. Contendo câmeras, evidentemente, para que a gente tenha segurança dos usuários, mas também segurança física do prédio para que não haja depredação. É uma obra de reconstrução digna de um centro histórico”, pontua.

Obra envolve diversos setores

Uma das principais novidades são as condições de segurança oferecidas no espaço. Com uma rampa ampla e aberta, que exigiu escavações e um levantamento arqueológico em 70 metros quadrados de área, a nova estrutura estará muito mais visível e integrada à praça durante o seu funcionamento. “Construímos essa ampla rampa, unificamos os acessos do banheiro masculino e feminino num único acesso, com todo um controle visual que dá efetivamente mais segurança, controle e esperamos que dê também mais durabilidade no banheiro”, afirma Peres.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, no entorno do banheiro estarão instaladas duas câmeras do tipo PTZ (speed dome), com cobertura de 360 graus, controle remoto e zoom de até 200 metros, além de nove câmeras fixas distribuídas estrategicamente na área do banheiro, atrás do espaço e no lado da praça pela rua Marechal Floriano.

Os equipamentos contam com recursos de vídeo analítico, incluindo reconhecimento facial e captação de áudio ambiente, possibilitando a identificação de pessoas e o acompanhamento de situações em tempo real. As imagens são integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações Municipal (Ciom), com operação contínua durante 24 horas. “A obra tem três dimensões fundamentais. A reforma do banheiro, propriamente. Todo esse trabalho paisagístico, histórico e arqueológico. E também aspectos de segurança de vídeo e monitoramento. Tem câmeras internas para controlar o acesso, na frente e nos fundos do banheiro”, detalha o chefe da pasta.

A intervenção também contempla a modernização completa da edificação, idealizada para garantir melhores condições de uso, conforto e higiene. São quatro compartimentos, para uso do público masculino, feminino, familiar, com direito a trocador de fraldas, e para os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção, que inicialmente vão permanecer no local de segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento, das 9h às 18h.