Previsão indica nevoeiros pela manhã e calor à tarde na Zona Sul neste fim de semana

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A previsão do tempo aponta um fim de semana marcado por nevoeiros nas primeiras horas do dia, variação de nuvens e temperaturas elevadas na Zona Sul. As condições meteorológicas ainda são influenciadas por um sistema de baixa pressão que atuou sobre o Estado nos últimos dias e começa a se afastar em direção ao oceano, mantendo o transporte de umidade para a região.

Nesta sexta-feira (13), o dia começou com maior presença de nebulosidade e formação de nevoeiros, especialmente na metade leste do Estado. Conforme o meteorologista Henrique Repinaldo, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ao longo do dia a tendência é de redução gradual das nuvens na maior parte das regiões. Na faixa leste, entretanto, a nebulosidade pode persistir por mais tempo e ainda favorecer a ocorrência bastante isolada de chuva fraca ou chuviscos.

Para o sábado (14), a previsão indica a continuidade do transporte de umidade proveniente do oceano. A condição favorece novamente a formação de nevoeiros durante a madrugada e no início da manhã, além de períodos de nebulosidade variável ao longo do dia. Há possibilidade de ocorrência isolada de chuva fraca em alguns pontos da região.

No domingo (15), a madrugada e a manhã ainda devem registrar maior quantidade de nuvens e formação de nevoeiros. A tendência, no entanto, é de melhora gradual das condições do tempo, com predomínio de sol no restante do dia e temperaturas em elevação durante a tarde.

Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, a sexta-feira ainda pode ter períodos de chuva fraca no leste e nordeste do Estado, principalmente em áreas próximas ao litoral. Nas outras áreas, o tempo permanece sem chuva, com variação de nuvens e temperaturas mais elevadas à tarde.

Para o fim de semana, a tendência é de tempo firme e quente em grande parte do Estado, com máximas que podem variar entre 32°C e 34°C nas áreas mais quentes, especialmente no domingo. A previsão também indica continuidade do calor no início da próxima semana, com segunda-feira sem chuva. Na terça-feira, há possibilidade de chuva durante a tarde na metade oeste e também no sul do Estado, enquanto na quarta-feira o tempo segue quente. Entre quinta e sexta-feira, pancadas de chuva à tarde podem ocorrer, acompanhadas de uma diminuição gradual das temperaturas.