Museu da Cultura Hip Hop RS realiza 4ª edição do Vem Pro Museu

Esta será a quarta edição do evento financiado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Petrobras. (Foto: Cristiano Rangel)

No sábado (7), a partir das 14h, o Museu da Cultura Hip Hop RS realiza a 4ª edição do Vem Pro Museu. Com entrada gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, o evento celebra a força da cultura hip hop no Rio Grande do Sul com atrações que representam seus cinco elementos, selecionadas por meio do Edital Vem Pro Museu, realizado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Petrobras.

O rapper Dow Raiz sobe ao palco do Vem Pro Museu para um show que promete apresentar sucessos como “Melhor Que Ontem” e “Me Oferece o Mundo”. Para completar, o line up ainda reúne Conexão Katrina e Gangster, os DJs Gordex e Luan, os b.boys e b.girls do William Footwork Squad e Restinga Crew, e os grafiteiros Orelha d’Nois Pá Nois, Kucarc e Geicelli. A apresentação do evento será do mestre de cerimônias Kanhanga.

No mesmo dia, a Sala Hip Hop Criado na Rua passa a receber a exposição “Piá – Original Hip-Hop”, que celebra a trajetória de Oswaldo Niluk Júnior, o Piá, um dos grandes nomes do hip hop no Rio Grande do Sul. A exposição percorre a vida e carreira do artista, destacando sua atuação como MC, DJ, produtor cultural e comunicador, além de sua contribuição para a difusão e fortalecimento do hip hop gaúcho. Por meio de registros históricos, materiais inéditos e experiências interativas, a exposição oferece um mergulho na vida de Piá, evidenciando sua importância como artista, comunicador e agente cultural.

Com uma caminhada marcada pela inovação e pioneirismo, desde 1984, com a formação do Cosmos Breaking, Piá foi peça-chave na difusão do hip hop gaúcho. Desde suas primeiras apresentações com o grupo L.O.R.D.S., na década de 1980 até sua atuação na Rádio Ipanema, na produção musical e na organização de eventos, Piá esteve sempre à frente de projetos que contribuíram com a consolidação do movimento no estado.

Como visitar o Museu da Cultura Hip Hop RS?
Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Museu fica aberto para visitação de terça-feira à sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Neste período, é possível optar por visitas agendadas ou livres.

As visitas agendadas acontecem duas vezes ao dia, às 9h e às 14h, sendo destinadas a grupos de até 50 pessoas. Para marcar uma visita basta acessar o formulário de agendamento – clique aqui. Toda visita agendada é guiada por mediadores que conduzem o grupo com explicações sobre as mostras em cartaz.

As visitas livres são abertas ao público, não sendo obrigatório agendamento. Nesta modalidade, caso o interessado deseje ser guiado pelos mediadores, basta chegar ao Museu no horário em que se iniciam as visitas agendadas para participar junto ao grupo do dia. Mais informações sobre programação através das redes oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS.