A chuva de granizo que atingiu a região entre a noite da última sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23) levou ao cancelamento da 1ª Abertura da Colheita do Morango do município. O evento, que estava marcado para dia 14 deste mês já havia sido adiado em função do excesso de chuvas.
A precipitação de granizo que castigou as lavouras do município como um todo fez com que os organizadores optassem pela não realização. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (25) em nota assinada pela prefeitura, Emater/RS-Ascar e Associação dos Produtores de Morango de Turuçu.
“Não há condições de fazer um momento de celebração com tantas perdas, muitas famílias da própria Associação foram atingidas com prejuízos grandes, não existe ambiente”, lamenta a engenheira agrônoma Janaína Silva da Rosa, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Turuçu.
A abertura da Colheita do Morango estava marcada para ocorrer na propriedade de Gilvane Harms, presidente da Associação dos Produtores e idealizador do evento. Com 71 famílias produtoras, Turuçu registra em média 400 mil quilos de morango por safra, numa produtividade média de 40 toneladas por hectare. A partir desta segunda-feira, Emater e prefeitura começam um levantamento das perdas provocadas pelo granizo nas lavouras do município.
Confira abaixo a nota oficial sobre o cancelamento do evento:
“Prezados amigos, parceiros e consumidores:
Na madrugada de sábado (23) um forte temporal atingiu a Região Sul do Estado do RS, somando-se a outros desastres naturais que vem assolando nosso estado. Os prejuízos foram grandes em lavouras, casas e galpões. Muitas famílias da Associação do Morango de Turuçu foram diretamente atingidas e ainda contabilizam as perdas. Frente a este cenário de perdas e estragos, não vemos condições para promover um momento de celebração que seria a nossa tão aguardada ABERTURA DA COLHEITA DO MORANGO DE TURUÇU. Sensibilizados com tudo que ocorre em nosso estado e região entendemos que o momento é de reconstrução e optamos por CANCELAR nosso evento. Esperamos por encontrá-los em um melhor cenário em 2024, para que aí sim possamos comemorar e celebrar a colheita do morango. Deixamos aqui nossa solidariedade e carinho a todos atingidos! Gratos pela compreensão de todos!
Associação dos Produtores de Morango de Turuçu
Emater/RS-ASCAR (E.M. Turuçu)
Prefeitura Municipal de Turuçu!”