Incentivar a prática do xadrez no ambiente escolar é um dos pilares da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Turuçu. Isso porque o jogo tem sido um aliado dos professores no auxílio ao aprendizado, apresentando melhora na concentração, memória e disciplina dos alunos.
Foi buscando incentivar os estudantes à prática da modalidade que o município promoveu a sétima edição do Torneio de Xadrez Escolar, no dia 17 de setembro. A competição reuniu 65 participantes, entre seis e 18 anos, disputando o campeonato nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil. O evento foi no auditório da Escola Municipal Dr. Urbano Garcia.
Nos últimos dois anos, o município investiu em equipamentos e infraestrutura para os alunos terem a oportunidade de se aproximar do xadrez como ferramenta no auxílio ao ensino em sala de aula.
“A sala de aula não pode se limitar no que é transmitido dentro de quatro paredes e sim na vivência e na inserção dos estudantes em um contexto social, até para que o aluno tenha mais interesse no ambiente escolar. Quanto mais envolvimento em atividades extracurriculares os alunos tiverem, melhor”, comentou o secretário de Educação, José Francisco Conceição.
O torneio contou com o apoio de Augustin Jardel Ribeiro, vice-presidente de Xadrez Escolar da Federação Gaúcha de Xadrez.