Ressaltar e contextualizar a importância das águas que moldam a zona urbana e as vidas de São Lourenço do Sul, preservando memórias como forma de ressignificação de traumas e alerta para o futuro. Essa é a proposta do documentário “No Caminho das Águas”, selecionado por edital da Lei Paulo Gustavo em nível municipal.
O projeto, liderado pelo agente cultural e advogado Pedro Henrique Farina Soares, tem o objetivo de reforçar o dualismo que as águas têm para a vida das pessoas: como caminhos geradores de subsistência e, ao mesmo tempo, como caminhos que são atravessados pelos seus cursos, quando a natureza se impõe frente ao que é humano. Além de Soares, integram a equipe de produção as jornalistas Gabriela Schmalfuss Borges e Pricilla Farina Soares.
Os aspectos econômicos, sociais e culturais que o rio São Lourenço, o arroio Carahá (Caraá) e a Lagoa dos Patos têm na vida da comunidade lourenciana serão abordados por meio de registros e documentos históricos e de depoimentos com pessoas que retiram da água seu sustento, como pescadores e ribeirinhos que residem em espaços próximos às águas e sofrem com alagamentos e inundações; que vivenciaram a enxurrada de março de 2011 e as inundações de maio de 2024, e; que conheçam a história do município, as premissas ambientais, urbanística e de prevenção a catástrofes.
Produção e lançamento
A produção está na fase final de tomada de entrevistas e captação de imagens. A previsão é que o lançamento ocorra até dezembro de 2024. Após sua finalização, será disponibilizada gratuitamente nas plataformas digitais do coletivo de comunicação Vozes em Movimento.
O coletivo atua desde 2015 em São Lourenço do Sul na produção e divulgação de conteúdo de caráter independente. O grupo já promoveu eventos culturais como cines- -debate, rodas de conversa e saraus temáticos. Acompanhe no Instagram (https:// www.instagram.com/vozesemmovimento), no Facebook (http://www.facebook. com/coletivovozesemmovimento) e no Youtube (https://www.youtube.com/c/ VozesemMovimento).