Médico de São Lourenço do Sul lança novo livro sobre genealogia

Edilberto Luiz Hammes lançará segunda edição do “Dicionário de Sobrenomes de origem alemã de São Lourenço do Sul e das colônias adjacentes” no dia 7 de dezembro. (Foto: Divulgação)

Após esgotar a primeira edição e por solicitação de interessados que não conseguiram adquiri-la, será publicada a segunda edição do “Dicionário de Sobrenomes de origem alemã de São Lourenço do Sul e das colônias adjacentes”, do médico-escritor lourenciano Edilberto Luiz Hammes. O evento acontecerá no dia 7 de dezembro, sábado, no Salão Paroquial da Igreja Matriz (esquina das ruas Júlio de Castilhos e Almirante Abreu), às 14h. É uma contribuição do autor e do município aos festejos dos 200 anos da chegada dos primeiros alemães ao Brasil.

O livro conta com 1.343 páginas e contém cerca de 1,3 mil sobrenomes com curiosidades e interessantes indicações sobre cada um deles, e milhares de datas e locais de nascimento sobre incontáveis famílias de imigrantes, seus filhos e netos. Durante oito anos, foram pesquisadas milhares de fontes com anotações ricas de informações sobre os imigrantes. O autor também visitou quase 100 cemitérios em São Lourenço do Sul e em municípios vizinhos, de onde foram extraídas datas de nascimento e falecimentos de milhares de nomes, contando a obra com a contribuição de quase 500 colaboradores.

Cerca de 100 páginas iniciais foram dedicadas a explicações sobre o desenvolvimento cronológico da história alemã, com dezenas de mapas e gravuras, para que se possa entender melhor a origem dos imigrantes que, em documentos da época, citavam “originário da Prússia, da Pomerânia, da Alemanha, do Império Alemão, da Renânia”, etc. Também é esclarecido no livro o nome atual, polonês, de cada uma das localidades de nascimento de grande número de imigrantes que, à época da imigração, eram nomes alemães. Assim, alguém que visitar a Polônia nos dias atuais poderá saber, com os nomes poloneses atuais, onde nasceram seus antepassados.

A grande novidade desta edição em relação à primeira é a relação dos nomes dos navios, com as datas de saída dos portos europeus e as de chegadas a Rio Grande, além dos nomes individuais de seus respectivos passageiros que se estabeleceram em diversas colônias de nossa zona sul.

Hammes nasceu em São Lourenço do Sul a 19 de agosto de 1942 e fez toda a formação estudantil em Pelotas, para onde seus pais, Guido e Erna, também lourencianos, se mudaram a fim de proporcionar estudos aos seus dois filhos. Fez o curso primário na Escola São Francisco de Assis, estudou no curso ginasial no Colégio Gonzaga dos Irmãos Lassalistas e o terceiro ano do curso científico noturno no Colégio Pelotense, enquanto servia ao Exército Brasileiro no 9º Regimento de Infantaria durante o tempo instável da renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961. Cursou a faculdade de Medicina na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), trabalhando à noite na função de secretário da Faculdade de Ciências Econômicas da mesma universidade para custear seus estudos até o quinto ano do curso, formandose médico em 12 de dezembro de 1969, começando a exercer a profissão na cidade natal em fevereiro de 1970.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome