Em ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde do RS e da Secretaria Municipal da Saúde de Rio Grande, com apoio do Exército Brasileiro e da Concessionária Ecosul, foi organizado na terça-feira (5) ponto de vacinação para os profissionais do transporte de cargas junto à Unidade Operacional da PRF em Rio Grande.
A ação iniciou por volta das 10h e foi encerrada às 16h. Foram vacinados 112 profissionais. Os policiais abordavam os condutores, informavam sobre a ação e os convidavam para a vacinação. Nos procedimentos prévios era verificada a temperatura dos motoristas por profissionais da área da saúde da concessionária, bem como o credenciamento pelo Exército Brasileiro. Também foram repassadas orientações e distribuído kits de higiene aos caminhoneiros.
A classe, essencial para a logística de abastecimento do país, faz parte do grupo prioritário da segunda etapa de imunização contra a Influenza, que começou no dia 16 de abril e irá até o dia 8 de maio. Por causa das dificuldades dos caminhoneiros em manobrar e estacionar os veículos dentro das cidades, as vacinações ocorrem direto nos pátios das unidades da PRF, que contam com ampla área de manobra e estacionamento, visando assim um maior número de motoristas vacinados.
Novas ações serão realizadas em Rio Grande, quando mais doses forem disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado.