Terminal Logístico do Arroz entra em operação no Porto de Rio Grande

Foto: Divulgação/Porto de Rio Grande

No Porto de Rio Grande, o primeiro carregamento de arroz no terminal logístico exclusivo para a atividade começou no sábado (3) e deve se estender até terça-feira (6), quando partirá para a Costa Rica. O navio vai levar 27 mil toneladas de arroz.

O Terminal Logístico do Arroz (TLA) tem capacidade de armazenamento para 60 mil toneladas e está recebendo a carga desde o dia 1º de março.

Antes da implementação do TLA, o arroz disputava espaço nos armazéns dos terminais retroportuários com a soja. Assim, o grão era exportado apenas no período da entressafra da soja, quando havia disponibilidade de espaço para sua estocagem.

De acordo com o Porto de Rio Grande, atualmente, a exportação do arroz corresponde apenas 10% do que é produzido, porém esse quantitativo é importante para a sustentação de seu preço no mercado. A estimativa é de que o estado, que é responsável por 70% da produção nacional, colha entre 8 e 9 milhões de toneladas e exporte pelo menos 1 milhão de toneladas.

De modo geral, o arroz brasileiro é exportado para países como Venezuela, Nicarágua, Costa Rica, Cuba e o continente africano. Em 2020, pela primeira vez, um carregamento foi encaminhado para o México.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome