Ecosul oferece sete eletropostos para veículos elétricos

Com o número de automóveis leves eletrificados em forte crescimento no país, a concessionária disponibiliza mais um serviço aos usuários. (Foto: Larissa Martins)

Os veículos elétricos seguem ganhando mercado e na região Sul a Ecosul disponibiliza sete eletropostos para carregamento ao longo dos 457,3 quilômetros de estradas do Polo Rodoviário Pelotas. O ano de 2023 foi considerado o melhor da eletromobilidade no Brasil, com as vendas crescendo em todas as regiões. Os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontam que o Rio Grande do Sul está entre as regiões que mais se destacaram, com aumento de 91%.

De acordo com a entidade, o ano começou com 12.026 veículos emplacados em janeiro, o que corresponde a um crescimento de 167% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o coordenador de tráfego da concessionária, Mauro Porto, a demanda de utilização ainda é pequena, mas com o aumento do número de usuários dos carros elétricos, a tendência é que a procura cresça a cada mês. “Apostar na eletromobilidade é investir na sustentabilidade, por isso oferecemos mais um serviço aos nossos usuários, voltado às necessidades de veículos mais modernos que já estão circulando pelo Polo Pelotas”, destaca.

Os eletropostos da Ecosul ficam disponíveis 24 horas por dia e são ligados diretamente na rede elétrica dos locais onde estão instalados. São cinco pontos na BR-116/RS, nos municípios de Cristal, Turuçu, Pelotas e Arroio Grande. Já na BR-392/RS são dois postos, sendo um na cidade de Rio Grande e outro em Canguçu.

O tempo de carregamento do veículo depende da potência disponível na estação, da potência que o veículo suporta ser carregado, do cabo utilizado, da capacidade do sistema de bateria do carro e do nível de carga atual do veículo ao se conectar para o início da recarga. Os eletropostos da Ecosul disponibilizam carregadores com 7KW de potência, da marca Volvo. “Em média, um carro com bateria de 40kWh leva cerca de seis horas com um carregador de 7kW conectado ao 220V”, explica Porto. Para programar os deslocamentos, os usuários podem visualizar todos os pontos disponíveis através do site https://www.plugshare.com/.

Eletropostos no Polo Rodoviário Pelotas

BR-116

km 430 (Base Cristal, em frente ao SAU Cristal)

km 492 (SAU Turuçu)

km 524 (Pelotas, na Base Operacional)

km 510 (Pelotas, na Balança Retiro)

km 607 (SAU Arroio Grande)

BR-392

km 33 (SAU Rio Grande)

km 125 (SAU Canguçu)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome