Dia do Automóvel no Brasil: como surgiu a data

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

*Com informações de iCarros

Quem definiu o dia 13 de maio como Dia do Automóvel no Brasil? Getúlio Vargas, presidente do País na época. Ele assinou o Decreto nº 24,224, de 11 de maio de 1934, e um dos objetivos era justamente popularizar a chegada dos automóveis no País.

Mas quem Getúlio gostaria de homenagear com essa data? Existem três versões diferentes que explicam o Dia do Automóvel no Brasil. A primeira diz que essa seria uma homenagem para Bertha Benz, esposa de Karl Benz. Ele foi um dos responsáveis pela criação da Mercedes-Benz em 1924, mas bem antes disso, em 1886, Karl foi um dos criadores do primeiro carro comercializado do mundo, o Benz Patent-Motorwagen.

Para facilitar para nós, o modelo também ficou conhecido como Motorcar. Bertha aproveitou o seu “possante” de menos de 1hp (era só 0,9hp com 400 rpm) para fazer a primeira viagem de longa distância de automóvel, com objetivo de mostrar que ele era confiável.

A experiência deu certo e ela viajou por três dias, mas se engana quem imagina que ela precisou abastecer no posto de combustível. A “gasolina”, ou melhor, a benzina foi adquirida na farmácia para que ela rodasse pela Alemanha junto com seus dois filhos.

A segunda teoria sobre o Dia do Automóvel é que a data resgata a história da primeira rodovia asfaltada do Brasil, que liga o Rio de Janeiro com Petrópolis, a cidade imperial.

A rodovia foi inaugurada em 13 de maio de 1926, na época o Rio era a capital do País. A estrada tinha aproximadamente 66 km de extensão e atualmente ela faz parte da BR-040, que liga Belo Horizonte ao RJ.

Outra teoria é que o Dia do Automóvel celebra a produção do Belcar, o primeiro modelo de passeio no Brasil. Produzido pela Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A), o veículo tinha motor 1.0 Sofunge de dois tempos. A primeira unidade do Belcar foi produzida em 1958, ou seja, 24 anos após a data em homenagem aos automóveis ter sido criada por Vargas.

O fato é que o Dia do Automóvel foi criado para marcar esse processo de urbanização do Brasil, que atualmente é um dos 10 países que mais produzem automóveis no mundo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome