O melhor da Serra dos Tapes em sete cidades bem próximas

As belezas naturais das diferentes cidades incluídas são destacadas em cada um dos roteiros, junto com suas atrações culturais, históricas e gastronômicas. (Foto: Divulgação)

A poucos quilômetros de casa é possível conhecer novos sabores e culturas, permeados por traços peculiares de cada uma das sete cidades do roteiro Caminhos da Serra dos Tapes. Lançado em um momento muito especial, na 30ª Fenadoce, no Centro de Eventos, com a presença de convidados e visitantes, o roteiro apresentou novos destinos para os interessados em conhecer a cultura, a gastronomia e a história dentro do projeto organizado pela Regional do Sebrae em Pelotas, reunindo Arroio do Padre, São Lourenço do Sul, Piratini, Morro Redondo, Canguçu, Turuçu e próprio o município pelotense.

A diretora de Turismo do Rio Grande do Sul, Cláudia Mara Borges, prestigiou o lançamento no estande Costa Doce Gaúcha na 30ª Fenadoce. (Foto: Maria da Graça Marques/JTR)

Presente no lançamento, a diretora de Turismo do Rio Grande do Sul, Cláudia Mara Borges, vinda da capital gaúcha, destacou que a nova prioridade para o turismo do Rio Grande do Sul é incentivar que os roteiros regionais se fortaleçam dentro do mercado. “Parabéns à região”, disse a convidada, que anunciou o próximo passo para a iniciativa: a realização de
visitas de convidados às cidades integrantes do projeto, com o objetivo de divulgar a diversidade das suas atrações turísticas.

Segundo a gestora de Projetos da Regional, Jussara Argoud, as atividades são
para todas as idades e incluem paisagens deslumbrantes com várias trilhas de aventuras. Cada cidade explora suas características geográficas, proporcionando experiências ímpares aos visitantes. Um folder com as marcas de cada uma das sete cidades do roteiro Serra dos Tapes traz um QR Code próprio, onde constam os empreendimentos locais. O próximo passo, adianta Jussara, será a elaboração de material mais completo.

Às agências de turismo, caberá promover roteiros para levar o público a estes municípios, cada um com suas peculiaridades. São cidades que já trabalhavam roteiros individuais como produtos turísticos. Juntos, empreendedores e representantes das Secretarias Municipais de Turismo começaram a trabalhar com o intuito de mostrar que a região também pode vender o frio. Na gastronomia, a tradição campeira está presente, com uma variedade de produtos coloniais, originários dos imigrantes alemães, principalmente.

Ao Sebrae, de acordo com Jussara, restou o papel de ajudar o grupo, formado principalmente por produtores rurais, a formatar seu próprio negócio, respeitando a cultura de cada local e as suas próprias aptidões. Agora, juntos, eles podem tomar suas próprias decisões, como resultado do trabalho de um ano. No total, existem mais de 200 empreendimentos na região, a maioria de pequeno porte, explica a gestora.

“As pessoas descobriram a nossa zona rural na pandemia”, lembra Jussara. Com isso, vieram os novos negócios para atender a esse público, com várias pequenas pousadas. “A demanda aumentou”, justificou. Estes destinos, até então, eram comercializados individualmente pelas agências de turismo receptivas – 10 delas em atividade em 2024. São elas: Caminhando pelo Taim, Conectur Soluções em Receptivo, Donfa Tur, Jardineira Guaíba, Lagoa Expedições, Minéia Turismo, Maria Faceira Turismo, Novo Destino Viagens e Turismo, Paralelo 30 Ecoturismo e Realize Turismo.

As potencialidades de cada um dos roteiros formaram uma farta mesa, apresentada por seus representantes. (Foto: Gabriel Nunes)

Saiba como chegar em cada um deles:

 

1 – Belos Caminhos Arroio do Padre

Arroio do Padre é um pequeno e pitoresco município com cerca de 3 mil habitantes em pouco mais de 124 quilômetros quadrados. Sua localização geográfica contribui para preservar a rica tradição pomerana, evidente em diversos aspectos da vida local. A cultura alemã está presente em cada esquina, desde os aromas da culinária caseira até os detalhes da vida cotidiana. O roteiro de Arroio do Padre convida a descobertas e conexões em histórias e deslumbrantes paisagens.
Instagram: @roteirobeloscaminhos

2 – Caminho Pomerano São Lourenço do Sul

O Caminho Pomerano é um roteiro de turismo rural dedicado à preservação da cultura alemã/pomerana, com 10 atrativos que contam a história dos imigrantes da Pomerânia. Propicia a oportunidade de degustar a gastronomia típica, conhecer acervos históricos, plantas medicinais, artesanatos e assistir apresentações culturais, incluindo a história da “Noiva de Preto”.
Instagram: @caminhopomeranosls
Facebook: Caminho Pomerano Oficial
Site: caminhopomerano.com.br

3 – Doces Caminhos Rurais Pelotas

Descubra o turismo rural de Pelotas com suas histórias desde os povos originários, em meio à biodiversidade da Mata Atlântica na Serra dos Tapes. Oferece descanso, cultura e gastronomia, junto a lindas paisagens, vinícolas, trilhas ecológicas, parques temáticos com arvorismo e tirolesa, agroindústrias, museus, santuários e opções de hospedagem.
Instagram: @docescaminhosrurais
Facebook: Doces Caminhos Rurais
Site: docescaminhosrurais.com.br

4 – Grupo de Artes Encenação Piratini

Conheça a primeira Capital Farroupilha. Andar pelas ruas da centenária cidade é uma verdadeira viagem no tempo através do city-tour realizado pelo Grupo de Artes Encenação. Percorrendo a linha farroupilha, o visitante passará pelos principais prédios do período farroupilha, onde terá a experiência de assisitir a cenas com pessoas caracterizadas à época e acompanhamento de guia, que falará sobre histórias e lendas locais.
Instagram: @encenacaopiratini

5 – Morro de Amores – Roteiro Turístico Morro Redondo

Localizado em Morro Redondo, o roteiro objetiva proporcionar aos visitantes uma experiência rural diversificada. Com uma natureza exuberante, caracterizada por arroios que contornam morros, propicia a vivência da simplicidade da colônia. Nele, os visitantes experimentam o aroma do fogão a lenha e contemplam o pôr do sol único da Serra dos Tapes no Extremo Sul do Brasil.
Instagram: @roteiromorrodeamores
Facebook: Roteiro Morro de Amores

6 – Olivais da Serra dos Tapes Canguçu

Conhecida como Capital Nacional da Agricultura Familiar, Canguçu apresenta
roteiro diversificado e singular, marcado pela dedicação dos produtores. Oferece uma experiência sensorial única, repleta de sabores e vivências memoráveis: desde os melhores azeites até a irresistível Cachaça do Quinto, dos saudáveis sucos orgânicos, vinhos e comida campeira. O roteiro inclui fazendas, o Eco Park e hospedagens rurais e urbanas.
Instagram: @olivaisdaserradostapes_
Facebook: Olivais da Serra dos Tapes

7 – Sabores e Beleza Turuçu

Em Turuçu, os empreendimentos locais oferecem rica experiência em sabores e belezas naturais, refletindo a essência da cidade. Além de delícias gastronômicas, como bolos, tortas e geleias artesanais, o roteiro proporciona a exploração de trilhas ecológicas e
passeios de bicicleta. É o destino perfeito para saborear um café com uma variedade de quitutes caseiros, com preparos à base de morango e pimenta, dois produtos fortes no município.
Instagram: @roteirosaboresebeleza

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome