Live em comemoração aos 30 anos do COREDE-Sul recebe coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis

Palestra ocorre na quinta-feira (23). (Foto: Divulgação)

Os Indicadores Municipais de Desenvolvimento – ODS são tema da 7ª atividade do Ciclo de Lives: Conectado com o Desenvolvimento da Região Sul, que celebra os 30 anos do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul).

Na live do dia 23 de setembro, às 17h, a convidada é a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart.  A moderação é do membro da Coordenação do Núcleo Regional Sul dos ODS/PNUD/ONU e Diretor do Corede-Sul, Maurício Pinto da Silva.

Zuleica Goulart tem 25 anos de experiência no apoio às organizações e governos que constroem a democracia participativa no Brasil, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e a promoção de cidades mais justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis. Em 2001, coordenou a Secretaria Executiva do primeiro Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, com a presença de mais de 100 países. Em 2008, participou da criação da Rede Cidades por Territórios Justos e Democráticos (RCTJDS) e a Rede Latino-americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. Atualmente integra a Comissão Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de São Paulo e coordena o Programa Cidades Sustentáveis, onde é responsável pelo diálogo e articulação com gestores públicos, lideranças partidárias, organizações empresariais e sociedade civil para estimular a adoção da agenda de desenvolvimento sustentável proposta pelo PCS.

A Rede Cidades reúne organizações da sociedade civil e iniciativas brasileiras que objetivam a transformação social por meio da incidência nas políticas públicas das cidades onde estão localizadas, por meio do comprometimento dos governos locais com  o desenvolvimento justo e sustentável. Uma estratégia comum de ação entre os movimentos participantes da Rede é o acompanhamento das ações dos governos locais e incidência para que as gestões assumam compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis (http://www.cidadessustentaveis.org.br), plataforma de doze eixos, com metas e indicadores para o acompanhamento dos mandatos municipais pela população.

A transmissão ao vivo do evento acontece pela página do Corede-Sul no Facebook (fb.com/CoredeSul) e pelo canal do Conselho no YouTube bit.ly/YouTubeCorede.  Além do patrocínio do BRDE, o evento conta com o apoio da Azonasul.

Ciclo de Lives

Para comemorar seus 30 anos em atividade, o Corede-Sul idealizou o ciclo mensal de lives ‘Conectado com o Desenvolvimento da Região Sul’, que contará com 10 encontros, sendo a última atividade no mês de dezembro.  O Ciclo tem como objetivo proporcionar novos espaços de participação cidadã e de discussão democrática sobre o desenvolvimento da Região Sul, no atual contexto de distanciamento social, buscando identificar os desafios a serem vencidos e as potencialidades regionais que possam contribuir para a retomada do processo de desenvolvimento.

A gravação das lives anteriores podem ser acessadas tanto no Facebook quanto no canal do Corede-Sul no YouTube, onde também são realizadas as divulgações dos temas e palestrantes de cada mês.

O Corede-Sul

Constituído no segundo semestre de 1991, o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul do Estado (COREDE-Sul) foi criado com o objetivo de reunir agentes sociais politicamente organizados para debater e decidir sobre quais opções de desenvolvimento consideravam mais apropriadas para cada uma das regiões do Estado.

Ao longo de sua existência, o COREDE-Sul consolidou-se como instância fundamental para a construção de uma nova consciência de desenvolvimento regional sustentável, promovendo a inclusão de representações de segmentos sociais e econômicos, até então alijados dos processos decisórios sobre políticas públicas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome