Curso Artesanato Tingimento em Pintura em Tecido do Senar é realizado em Morro Redondo

durante o curso foi trabalho pinturas porcelanizada. (Foto: Diones Forlan)

Durante a última semana de 23 a 27 de agosto foi realizado o curso de Tingimento e Pintura em Tecido no salão da Igreja Pentecostal do Evangelho Internacional na Colônia Açoita Cavalo. O curso se deu através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR e seus parceiros Sindicato rural de Pelotas e Secretaria de desenvolvimento rural e turismo de Morro Redondo e foi ministrado pela professora Rosana Martins de Castro.

Conforme Rosana, durante o curso foi trabalho pinturas porcelanizada (frutas, flores e bichinhos), de stencil, aplicação no vidro, recortada, técnica do giz de cera e tingimento frio aquarelado, confeccionando guardanapos, lenços, camisetas e charpes. Sobre o material, foi utilizado suporte de madeira de Eucatex, pinceis, tecido algodão e de seda, giz de cera e termolina leitosa e cola para pano.

Como a cidade é de tradição doceira colonial foram ilustrados trabalhados com foco em produtos como tacho, doces como pêssego, abobora, pães, cucas, dentre outros, que valorizam as feiras e produtos coloniais do município.

Para Rosana, o curso visa profissionalizar as participantes para que tenham um aumento de renda, visando comercializar os trabalhos ensinados e também funciona como terapia.
A secretaria de desenvolvimento rural e turismo destaca a importância dessas parcerias e a disponibilidade de ser oferecido na colônia.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome