Calor histórico antecede alerta de grande perigo para tempestades na Zona Sul do Estado

(Foto: Freepik)

A Zona Sul do Rio Grande do Sul viveu um dia de calor extremo nesta quarta-feira (11) e agora se prepara para a chegada de um cenário meteorológico considerado crítico. Dados divulgados no boletim Termômetro RS, da Defesa Civil Estadual, com base em informações do Simagro e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), colocaram Jaguarão no topo do ranking estadual das temperaturas, com impressionantes 38,8ºC às 17h — a mesma marca registrada em Sertão Santana, configurando as maiores máximas do Estado.

O calor intenso também castigou outros municípios da região. Rio Grande chegou a 38,6ºC, São Lourenço do Sul marcou 38,4ºC, Santa Vitória do Palmar atingiu 38,3ºC, enquanto Camaquã e Capão do Leão bateram 38,0ºC. Pedro Osório apareceu com 37,3ºC entre as cidades mais quentes do território gaúcho. Os números confirmam a força da massa de ar quente que domina o Sul e a Campanha, elevando a sensação térmica e aumentando o desconforto da população.

Mas o cenário deve mudar de forma brusca nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois avisos meteorológicos que colocam a região sob risco elevado. O primeiro alerta, classificado como “Perigo”, já está em vigor desde a manhã desta quarta-feira (11) e segue até a noite de quinta-feira (12), prevendo chuva entre 30 e 60 mm por hora, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo. Já o segundo aviso, ainda mais severo, entra em vigor ao meio-dia de quinta-feira e foi classificado como “Grande Perigo”. A previsão indica chuva superior a 60 mm/h ou mais de 100 mm no dia, rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h e queda de granizo, com alto risco de danos estruturais, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejuízos na agricultura e transtornos no transporte.

De acordo com o meteorologista Lucas Lessa, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a combinação de uma frente fria com um cavado em médios níveis da atmosfera mantém o escoamento de ar quente e úmido sobre o Estado, combustível ideal para a formação de fortes instabilidades. A tendência é de pancadas de chuva intensas, trovoadas e rajadas de vento, especialmente sobre a Campanha, Costa Doce e municípios da Zona Sul.

Para a quinta-feira, a previsão aponta aumento expressivo da nebulosidade, ocorrência de temporais ao longo do dia e risco de granizo entre a manhã e o início da tarde. Após dias de calor sufocante, a instabilidade deve provocar queda nas temperaturas, mas acompanhada de condições climáticas potencialmente perigosas.

A Defesa Civil reforça que a população acompanhe os boletins oficiais e redobre a atenção diante da possibilidade de eventos severos. Em caso de emergência, os contatos são 190 e 193.