A importância da fidelização dos clientes no pós-venda

Equipe do Senac Pelotas. (Foto: Divulgação)

Criado em 2003 no Rio Grande do Sul, o Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil. O intuito da data é homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Atualmente, a homenagem já foi aprovada em 14 estados brasileiros e 167 municípios. O dia ainda levanta um debate: como fidelizar clientes no pós-venda?

Segundo a Líder de vendas da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas e da Escola Senac Pelotas, Glaci Ana Andreolli, para fidelizar um cliente é necessário, em primeiro lugar, tratá-lo de forma humanizada, pois ele é único em qualquer etapa da venda. “Algumas ações ajudam no processo de fidelização, como ligar pedindo um feedback sobre a experiência com o produto ou serviço adquirido, mostrar-se disponível para ajudar caso surja algum problema ou dúvida no uso do produto, contatá-lo em datas especiais e lembrar de ligar oferecendo produtos e descontos em primeira mão”, ressalta.

Entre as diversas ações que ajudam a estabelecer uma relação de confiança entre o vendedor e o cliente, as redes sociais auxiliam muito nesse processo, pois permitem esse contato direto. “O ideal é conhecer o cliente e saber qual canal que ele prefere usar para este relacionamento. Os mais utilizados são o contato por telefone, o WhatsApp, e-mail e redes sociais”, destaca a líder de vendas.

Entretanto, segundo Glaci, algumas ações devem ser evitadas nesse contato: “Jamais prometer ao cliente algo que você não tem certeza de que pode cumprir, nunca deixar esperando por resposta e, de modo algum, vender apenas para bater meta, sem se importar com o desejo real do cliente”.

Nesse aspecto, bons treinamentos são importantíssimos, pois as equipes precisar ter coesão no tratamento. “Momentos para trabalhar essas competências fazem o diferencial na busca por resultados. Precisamos ouvir bem o que o cliente está nos dizendo e buscar melhorar sempre”, indica.

 

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