Em meio à pandemia do novo coronavírus, o projeto Deputado Convida foi adaptado, com transmissão ao vivo para que a população e imprensa pudessem acompanhar a entrevista. Na quarta edição, realizada na segunda-feira (25), o deputado federal Daniel Trzeciak conversou com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tratando de projetos de infraestrutura de transportes em execução no estado. “O Rio Grande do Sul é um estado muito grande, muito importante para o país e estamos priorizando as obras em andamento”, afirmou o ministro.
O principal tema da conversa foi as obras da BR-116 (Guaíba/Pelotas). Do total de 211 quilômetros, até o momento, foram entregues 74 quilômetros, com previsão de mais 18 quilômetros até julho, entre os municípios de Sentinela do Sul e Camaquã. O desejo, segundo Freitas, é entregar 50 quilômetros duplicados até o final do ano.
De acordo com o ministro, os lotes 4 e 7 precisarão passar por nova licitação, por imposição do Tribunal de Contas da União (TCU), pois os contratos se extinguiram. Ele frisou que não há risco das obras se prolongarem, prevendo a entrega total em 2021. “Estamos acostumados a fazer licitação com velocidade. Nós vamos seguir a lei”, alegou, ressaltando que há possibilidade do Exército ingressar em determinados lotes. As empresas que estão trabalhando nos lotes poderão participar novamente da licitação.
Outra pauta tratada foi o Contorno de Pelotas, que chegou a 10 quilômetros duplicados no dia 19 de maio. A expectativa é que a obra completa seja entregue no primeiro semestre do ano que vem. A ligação principal da Ponte do Guaíba também será entregue em 2020.
Em relação aos pedágios do Polo Pelotas, o ministro esclareceu que o contrato fica em vigência até 2026 e, por isso, é possível fazer um exame sobre os itens previstos e analisar o que está sendo cumprido, possibilitando descontar inadimplementos para que os usuários não paguem por atividades sem execução. “Vamos buscar uma diminuição de valor e deixar o contrato conforme serviços”, comentou.
Projetos futuros
Além das obras do Cotorno de Pelotas e da BR-116, Freitas falou sobre projetos futuros que estão no escopo do Programa ProBrasil, como a BR-392, que dá acesso ao Porto de Rio Grande. “Já possuímos o projeto, mas vamos precisar atualizá-lo”, destacou, enfatizando também os aeroportos de Pelotas, Uruguaiana e Bagé que estão na sexta rodada de concessões.
Sobre as hidrovias gaúchas, ele disse que havia problemas relacionados à falta de dragagem e eficiência das eclusas. Por isso, a partir desse ano o governo federal irá investir na recuperação dessas eclusas.