Doces, panificados, bebidas, sementes e laticínios são alguns dos produtos de agricultores assentados a serem comercializados durante a 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul.
Os alimentos e demais itens da reforma agrária estarão disponíveis ao público em 13 estandes do Pavilhão da Agricultura Familiar e uma cozinha comunitária, incumbida de servir o já tradicional arroz carreteiro preparado com ingredientes orgânicos.
Parte das bancas será ocupada de forma coletiva. A Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (Conaterra/Bionaur), com sede no assentamento Estância Camboatá/Roça Nova, em Candiota (RS), é um exemplo. A entidade é formada por 250 famílias produtoras de sementes destinadas à agricultura ecológica. Presente na Expointer desde as primeiras participações da agricultura familiar, há 26 anos, nesta edição, irá comercializar 22 variedades de hortaliças, junto com camisetas e bonés personalizados.
Estreantes
Além dos participantes habituados à Expointer, pelo menos três iniciativas da reforma agrária terão sua primeira experiência com o evento neste ano. Entre eles, está a Cooperativa Agropecuária e Laticínios Pontão (Coperlat), de Pontão (RS). “Nosso objetivo é expandir para outras feiras estaduais”, revela um dos responsáveis pelo setor comercial, Vanderlei de Souza e Oliveira.
Formada por 160 assentados, a entidade possui forte atuação no setor de compras institucionais, além de loja própria. Há dois anos, adquiriu equipamentos para fabricação de queijos e agora começa a ingressar no campo dos eventos. “Vamos levar 700 quilos de queijo colonial e 400 de muçarela, mas temos capacidade para repor o estoque ao longo da semana”, assegura Oliveira.
Outro empreendimento estreante é a agroindústria Conquista de Santana, sediada em Santana do Livramento (RS), do casal Adelir Cupsinski e Lucimari de Almeida Nascimento. A empresa começou artesanalmente para consumo doméstico por volta do ano 2000 no lote situado no assentamento Cerro do Munhoz.
Aos poucos, a tradição iniciada pelo pai de Adelir, Lucas, conquistou apreciadores e virou negócio registrado. Em 2022, os agricultores inauguraram o espaço destinado a processar as uvas colhidas no parreiral de três hectares. Na safra 2023/24, a produção atingiu 6,5 mil litros de sucos, além de mil litros de vinhos das variedades cabernet sauvignon, merlot e tannat.
Os empreendedores reservaram 350 garrafas dos diferentes rótulos para a Expointer. “Vai ser uma oportunidade de mostrar que a reforma agrária dá certo com assentados trabalhando em sua agroindústria”, revela Lucimari. Além disso, a agricultora pretende aproveitar a chance para conhecer outros produtores e trocar experiências.
Esta é a primeira vez que as bebidas Conquista de Santana sairão da região onde são elaboradas. Até agora, as vendas ocorriam no próprio assentamento, em feiras do município e via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “É gratificante quando a gente chega nas escolas e as funcionárias contam que as crianças estavam perguntando pelo suco gostoso”, revela Lucimari. A expectativa é repetir esta aceitação durante uma feira de repercussão nacional.
Panificação
Também será a primeira Expointer da padaria Bom Gosto, localizada no assentamento Nossa Senhora da Glória, em Pedras Altas (RS). A proprietária, Marlene Alexandre, começou a fazer pães e biscoitos há cinco anos usando receitas aprendidas em cursos e visitas técnicas. Implantada no intuito de complementar a renda da família vinda da produção de leite, a fábrica artesanal foi legalizada há dois anos.
Desde então, Marlene vende a produção na vizinhança e realiza entregas sob encomenda, além de frequentar feiras da região. Este ano, resolveu expandir os pontos de comércio, participando da Feira Nacional do Doce, em Pelotas (RS), e agora na Expointer.
“Vou levar quatro qualidades de pães, duas de biscoito doce e duas de salgado. A quantidade que couber na caminhonete”, revela. A expectativa é consolidar a presença da agroindústria Bom Gosto em eventos.
Confira os estandes com produtos da reforma agrária na 47ª Expointer:
14 – Agroindústria Zago
45 – Conquista de Santana
47 – Cooptar
48 – Sucos Zatti
175 – Coperav
176 – Coperlat
177 – Coopan
178 – Queijaria Mãe Natureza
193 – Embutidos Fioresi
194 – Sorvetes Camponês
195 – Agroindústria Camponês
251 – Agroindústria Bom Gosto
327 – Conaterra/Bionatur
– Cozinha da Reforma Agrária