A partir das 13h de domingo (20) terá início a Copa do Mundo Fifa Catar 2022. O jogo de estreia terá a seleção anfitriã contra o Equador, no Al Bayt Stadium. Com 60 mil lugares, o estádio é um dos oito que receberão as 64 partidas, da fase de grupos à final, em 18 de dezembro, que será no Lusail Stadium, com capacidade para 80 mil pessoas.
Na 22ª edição, o torneio será realizado pela primeira vez no Oriente Médio. O Mundial deste ano será o último no formato atual, com oito grupos com quatro seleções em cada um, oitavas de final, quartas, semifinal e final. Em 2026, com Estados Unidos, Canadá e México como sede, serão 48 seleções, com 16 grupos de três seleções.
O fuso horário para a capital, Doha, é de seis horas à frente do horário de Brasília. Desta forma, os jogos ocorrerão em quatro horários, seguindo o horário local: 13h, 16h, 18h, 19h e 22h. No Brasil, portanto, serão às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h.
Estádios
Com pouco mais de 2,9 milhões de habitantes, o Catar é uma monarquia absolutista e constitucional, com área de 11.610 km², área inferior do que Sergipe, o estado com menor extensão no país, 21,9 mil km². Com economia baseada principalmente na exploração de petróleo e gás natural, teve o Produto Interno Bruto de US$ 179,6 bilhões em 2021, segundo o Banco Mundial.
Ao todo, serão oito estádios sendo utilizados durante o mundial. A abertura será na Al Bayt Stadium, na cidade de Al Khor, a 35 km ao norte da capital. O estádio da final é o Lusail Stadium, na cidade de Lusail, a 20 km ao norte de Doha, com capacidade para 80 mil pessoas. São os dois maiores estádios da Copa.
As outras seis estruturas possuem capacidade de 40 mil lugares, são eles: o Ahmad Bin Ali Stadium, na cidade de Umm Al Afaei, está a 20km oeste da capital; o Al Janoub Stadium a 22km na direção leste; o Al Thumama Stadium, na cidade de mesmo nome, a 12km ao sul; o Education City Stadium, em Al Rayyan, a 13 km em direção noroeste; o Khalifa Internacional Stadium (receberá a disputa pelo terceiro lugar), a 5 km da capital; e o Stadium 974, a 10 km leste de Doha.
O caminho até o hexa
Na segunda-feira (14), os 26 jogadores convocados da seleção chegaram em Turim, na Itália, última parada antes da Copa. No Centro de Treinamento da Juventus, a equipe permanece até sábado (19), quando embarca para o Catar. O grupo conta com os goleiros Alisson – Liverpool (ING); Ederson – Manchester City (ING); e Weverton – Palmeiras (BRA). Os laterais são Alex Sandro – Juventus (ITA), Alex Telles – Sevilla (ESP), Dani Alves – Pumas (MEX), Danilo – Juventus (ITA). Os zagueiros são Bremer – Juventus (ITA), Éder Militão – Real Madrid (ESP), Marquinhos – Paris Saint Germain (FRA), Thiago Silva – Chelsea (ING), o meio-campo tem Bruno Guimarães – Newcastle (ING), Casemiro – Manchester United (ING), Everton Ribeiro – Flamengo (BRA), Fabinho – Liverpool (ING), Fred – Manchester United (ING), Lucas Paquetá – West Ham United (ING). Os atacantes são Antony – Manchester United (ING), Gabriel Jesus – Arsenal (ING), Gabriel Martinelli – Arsenal (ING), Neymar Jr. – Paris Saint Germain (FRA), Pedro – Flamengo (BRA), Raphinha – Barcelona (ESP), Richarlison – Tottenham (ING), Rodrygo – Real Madrid (ESP) e Vinicius Jr. – Real Madrid (ESP).
A lista dos convocados foi anunciada no dia 7. Ao todo, são nove remanescentes do último mundial, em 2018. O zagueiro Thiago Silva e o atacante Neymar ainda defenderam o país na Copa de 2014 (Brasil), junto do lateral Daniel Alves, que perdeu a edição passada por lesão. Thiago e Daniel, por sua vez, também representaram a camisa amarelinha em 2010, na África do Sul. Dezesseis atletas terão a oportunidade de jogar o torneio pela primeira vez.
A seleção canarinho está no Grupo G, ao lado de Sérvia e Suiça, que também estiveram no grupo do Brasil em 2018. Camarões completa a lista.
A partida de estreia será na quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia, no Lusail Stadium. O segundo jogo será no dia 28, segunda-feira, às 13h, contra a Suíça. O encerramento da primeira fase será no dia 2, sexta-feira, às 16h, contra Camarões. Os horários informados são de Brasília.
Este é o segundo mundial do técnico Adenor Leonardo Bachi, o Tite, à frente da Seleção. A trajetória teve início em 20 de junho de 2016. Em seis anos, o retrospecto do caxiense à frente da Seleção inclui 76 jogos, com 58 vitórias, 13 empates e 5 derrotas. No atual ciclo do mundial, são 50 jogos, com 38 vitórias, 9 empates e 3 derrotas.
Mascote e bola oficial
O mascote desta edição chama-se La’eeb. Segundo a Federação Internacional de Futebol (FIFA), o nome é uma palavra árabe que significa “jogador super habilidoso”.
“O mascote oficial da Copa do Mundo de 2022 está cheio de energia e vai trazer a alegria do futebol para todos. La’eeb acredita que “Agora é Tudo” e encoraja todos a acreditarem em si mesmos”, escreveu a federação em sua conta oficial nas redes sociais.
Outro destaque é a bola oficial chamada Al Rihla, que significa “A viagem”, em árabe e é inspirada na arquitetura, cultura e na bandeira do Catar.
Desfalques
Entre os desfalques no mundial, algumas seleções perderam nomes de peso, como o brasileiro Phillippe Coutinho. A Seleção portuguesa tem a baixa do atacante Diogo Jota, do Liverpool (ING) e a francesa dos meias Paul Pogba, da Juventus (ITA) e N’Golo Kanté, do Chelsea (ING), todos por lesão. A lista ainda tem o mexicano Jesús Corona (Sevilha, Espanha), o holandês Wijnaldum (Roma, Itália), o alemão Timo Werner (RB Leipzig, Alemanha), o argentino Lo Celso (Villareal, Espanha) e o senegalês Sadio Mané, (Bayern de Munique, Alemanha).
Onde assistir
O Jornal Tradição Regional realizará a cobertura dos jogos e do torneio, com as principais notícias e resultados das partidas. A transmissão por vídeo será realizada pela TV Globo em TV aberta, no canal Sportv na TV fechada, e em plataformas digitais, como o Globoplay, canal CazéTV no Youtube e na Twitch.