O Brasil está nas oitavas de final da Copa do Mundo Fifa Catar 2022. A confirmação foi obtida com a vitória por 1 a 0 sobre a Suíça na tarde desta segunda-feira (28), no Estádio 974. A Seleção Brasileira é a segunda a se classificar e se junta à França, que também venceu os dois primeiros jogos.
A equipe canarinho começou com duas novidades em relação à vitória contra a Sérvia, o meia Fred e o zagueiro Éder Militão nos lugares de Neymar e do lateral direito Danilo, respectivamente, que se lesionaram e só voltarão para o jogo das oitavas. Após um primeiro tempo concentrado na marcação e sem grandes chances de ambos os lados, o técnico Tite voltou do intervalo com Rodrygo no lugar Lucas Paquetá, na armação.
Aos 18 minutos da etapa final, Vinícius Júnior balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento de Richarlison na origem da jogada. A jogada começou com passe errado de Bruno Guimarães no meio-campo. O camisa 9 brigou pela bola, que sobrou para Rodrygo, Casemiro e o passe para Vinícius, que invadiu a área e bateu no canto.
Com o passar do tempo, a partida foi ficando nervosa, com os suíços fechados na defesa e o Brasil sem conseguir furar o bloqueio. Até que o talento da seleção canarinho contribuiu para a vitória. Aos 37, na ponta esquerda da área, Vinícius Júnior tocou para Rodrygo, que passou rápido para Casemiro na entrada da área. De primeira, ele tocou com a parte de fora do pé e marcou um golaço, sem chances para o goleiro Sommer, que ficou parado no lance.
Tite ainda promoveu as entradas de Antony, Bruno Guimarães, Alex Telles e Gabriel Jesus. O Brasil ainda teve chances de ampliar, com Vinícius Júnior e Rodrygo, mas a partida terminou com o placar simples.
O resultado deixa a Seleção Canarinho na liderança do Grupo G com seis pontos e três gols marcados, seguido pela Suiça, que tem três pontos. A Seleção volta a campo na sexta-feira (2), às 16h, contra Camarões, pela terceira e última rodada da fase de grupos.