Uma derrota de poucas explicações razoáveis. Foi assim, no retorno do Grêmio à Arena, na manhã deste domingo (1º), em Porto Alegre, após quatro meses. Mesmo com um homem a menos, desde o começo do primeiro tempo, o Tricolor abriu uma vantagem considerável sobre o Atlético Mineiro: 2 a 0, mas levou uma virada, 3 a 2, no jogo da 25ª rodada do Brasileirão. Braithwaite e Cristaldo marcaram os dois gols para o Tricolor Gaúcho, que ainda teve Gustavo Martins expulso no primeiro tempo. Mas Gustavo Scarpa, Palacios e Vargas garantiram a vitória do Galo.
O Tricolor começou pressionando, mas foi o Atlético quem teve a melhor chance aos 14 minutos, quando Bernard acertou um chute na trave. Na sequência, a equipe de Renato Gaúcho ainda perdeu Gustavo Martins, expulso por puxar Deyverson pelo braço. Mesmo com menos um, o Imortal foi para cima e abriu o placar aos 31 com Braithwaite. O Galo não sentiu o gol e esboçou reação Só que o Grêmio ampliou com Cristaldo, aos 41, e freou a empolgação atleticana.
Mesmo com boa vantagem, o time da casa voltou com tudo para o 2º tempo e teve a chance do terceiro aos oito minutos, mas Braithwaite cabeceou na trave. Até que aos 27, Palacios chegou à frente de João Pedro e caiu. O árbitro marcou pênalti a favor do Galo. Gustavo Scarpa converteu e descontou.
O Atlético cresceu com o gol e seguiu em cima para buscar o empate. Palacios quase deixou tudo igual em cobrança de falta aos 45, mas Marchesín espalmou. Já nos acréscimos, Alan Kardec cabeceou, e João Pedro tocou na bola com o braço. O árbitro marcou pênalti novamente, porém, Palacios converteu. No último lance, Vargas aproveitou o rebote para garantir a vitória suada do Atlético na Arena.
O Grêmio volta a campo no dia 15, quando enfrenta o Bragantino, às 16h, no Estádio Nabi Abi Chedid.