Acompanhados do gaiteiro Luciano Maia, a dupla mais querida do cancioneiro gaúcho celebra vinte anos de carreira este ano com uma série de shows pelo estado. Este trabalho promove um encontro entre a dança tradicional e a música instrumental gaúcha, mostrando a riqueza e a importância destes segmentos para a cultura regional rio-grandense.
Com financiamento pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a turnê de César Oliveira e Rogério Melo começa por Pelotas, na terça-feira dia (8), às 20h30, no Auditório do Colégio Gonzaga. Para este show haverá participações especiais de Edilberto Bérgamo e da invernada do Grupo de Danças da União Gaúcha Simões Lopes Neto.
Os outros shows serão em Santa Maria, no dia 16,no Theatro 13 de Maio às 20h30, os convidados especiais serão o Grupo de Arte Nativa Os Chimangos e Ênio Medeiros.
No dia 22 de outubro o show será em Caxias do Sul, no Teatro Municipal Pedro Parenti, às 20h30, tendo como convidados Grupo de Danças do CTG Ronda Charrua e Lúcio Yanel. Já para concluir esta turnê no dia 29, em Porto Alegre no Theatro São Pedro às 21h, os convidados serão DTG Tropeiros do Ouro Negro e Marcello Caminha.
A dupla já gravou 14 CDs e três DVDs, dos quais, um de ouro, e coleciona diversos prêmios, como o da música brasileira, para o qual foram indicadas quatro vezes. Também foram finalistas da 14ª Edição do Latin Grammy.
Está entre os grandes nomes da música regional brasileira, lotando os locais por onde passam, como em Guaíba, no dia 21 de setembro onde quebrou recorde histórico de público na Semana Farroupilha, com 22 mil pessoas assistindo ao show.