Verdadeiro, viagem e janela partidária

Sérgio Corrêa.

Verdadeiro

É verdadeiro o vídeo que circula nas redes sociais mostrando Jair Bolsonaro quando era deputado falando sobre a questão dos fertilizantes. Bolsonaro diz que um presidente com boa vontade conseguiria resolver o problema que nos torna dependentes de fertilizantes produzidos em outros países.

Verdadeiro II

Esta semana, Bolsonaro, Presidente da República, afirmou que é grande o risco de faltar ou aumentar o preço do potássio, produto utilizado como matéria-prima na produção de fertilizantes. O presidente ressaltou que o Brasil depende do potássio vindo da Rússia e defendeu a exploração do mineral aqui no Brasil, inclusive em terras indígenas.

Verdadeiro III

É verdadeiro também que há menos de um mês o governo vendeu para o grupo russo Acron a UFN3, Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, que pertencia a Petrobras e está localizada em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul), estado da ministra da Agricultura Tereza Cristina.

Verdadeiro IV

É verdadeiro que Bolsonaro postou em suas redes sociais no dia 5 de fevereiro a seguinte manifestação: “dez anos depois a Petrobras anuncia sua venda (referindo-se a UNF3) para a iniciativa privada. Brevemente produzirá fertilizantes para a agricultura, diminuindo nossa dependência externa”.

Esta postagem foi compartilhada pela ministra Tereza Cristina que fez outra postagem comentando o seguinte: “ótima notícia que o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, nos deu hoje, referindo-se a venda da fábrica de fertilizantes concretizada em fevereiro. A UNF3 terá capacidade de produção de uréia e amônia. Nosso agro tem muito a ganhar”, disse a ministra.

Verdadeiro V

É verdadeiro que duas outras plantas (indústrias) de produção de fertilizantes, em Sergipe e na Bahia, foram arrendadas pela Petrobras pelo mesmo motivo – custo de produção mais alto do que o valor do produto importado da Rússia.

Verdadeiro x Contradição

Caro leitor, há uma contradição quanto aos motivos da venda e do arrendamento de indústrias de fertilizantes brasileiras subsidiárias da Petrobras.

Eis a questão: se o fertilizante importado da Rússia chega ao Brasil mais barato do que o produzido aqui, porque alguém compraria uma indústria em solo brasileiro para produzir fertilizantes que não tem preço competitivo no mercado interno, vai vender para quem?

Vai ter preço competitivo se houver isenção de impostos e outros benefícios concedidos pelo governo e, caso isso aconteça, continuaremos nas mãos dos outros, nesse caso de empresários russos.

Viagem

Governador Eduardo Leite viaja para os Estados Unidos da América. Leite ganha prazo para tomar a decisão sobre seu futuro político, restará à segunda quinzena de março para a definição.

Janela Partidária

A legislação permite que o governador permaneça no cargo se concorrer à reeleição ou não concorrer a nenhum outro cargo, caso contrário tem que renunciar até 2 de abril. Começou na última quinta-feira (3) a janela partidária, prazo legal para troca de partidos, isto é, deputados têm até o dia 1º de abril para decidir se mudam de partido sem perder o mandato.

Você acha que é seguro viajar de avião no Brasil?

Pensou que eu iria falar sobre segurança da aeronave, receio de acidente ou coisa semelhante! Não, falo da sua, da minha, da nossa segurança como passageiros, me preocupo que não haja alguém com uma bomba dentro do avião e que as normas de segurança sejam cumpridas.

Nem sempre a segurança nos é garantida. Em Manaus, um menino de nove anos após buscar na internet informações teóricas de como entrar num vôo sem ser percebido, resolveu colocar a teoria em prática.

O garoto entrou num vôo de Manaus para Guarulhos sem ser percebido, sem passagem, bagagem e sem acompanhantes. Próximo da aterrissagem em Guarulhos ele foi descoberto.

Em solo, após contato com a mãe do menino a empresa aérea comunicou onde ele estava e que iria levá-lo de volta para Manaus.

Certamente o que ele não sabia era que se conseguisse fazer a viagem de ida, ganharia a volta para a casa gratuitamente.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome