Vacinação em Pelotas

Pelotas vai aplicar hoje, sexta-feira (21), a 2ª dose da vacina Coronavac em pessoas com 66 anos e amanhã, sábado (22), serão vacinados todos que tem 65 anos ou mais.

Volta às aulas
Na última quinta-feira (20), 33 municípios gaúchos haviam suspendido total ou parcialmente as aulas. Tais ações ocorrem em razão das seguintes situações: o agravamento da pandemia nessas regiões e a crescente contaminação de alunos e professores.
Diante desse cenário, o Governador do estado, manifesta sua determinação de manter escolas abertas usando todos os recursos possíveis, inclusive recursos jurídicos.

Desumano
Semana passada, escrevi sobre deslegitimação da política, desconstituição das instituições, desdemocratização e desconstrução do coletivo, porém, faltou falar sobre a desumanização.
Os seres humanos potencializam a prática do bem em períodos de catástrofes, de pandemias e outras tragédias coletivas. No entanto, não exercitamos um olhar interno para perceber o mal que somos capazes de causar aos outros.
Na última semana, por conta do programa que apresento na Rádio Tupanci, ouvi, fora do ar, o depoimento de um familiar de um rapaz que, após testar positivo para a Covid-19, foi colocado na pior situação que um ser humano pode viver no momento atual.
Após ser diagnosticado com coronavírus, o rapaz comunicou seu chefe na empresa onde trabalha e recebeu a seguinte informação: “você deve seguir trabalhando ou será posto pra rua”. Diante da manifestação da empresa, o rapaz seguiu trabalhando. Três dias depois, a situação de saúde do rapaz piorou e ele necessitou de internação. Infelizmente, na última quinta-feira (19), o rapaz veio a óbito em razão da Covid-19.

O ministro mentiu ou o Brasil tem dois presidentes?
Na última quarta-feira (19), em depoimento à CPI da Covid, o ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello afirmou que as falas do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais a respeito da compra da vacina Coronavac do Instituto Butantan, instituição do governo de São Paulo, não eram as mesmas falas do presidente com ele, Pazuello, na condição de ministro.
O questionamento deu-se em razão de que o então ministro, Pazuello, divulgou a compra da vacina Coronavac e o Presidente Jair Bolsonaro, um dia depois, declarou que o Presidente era ele e que não iria comprar a vacina Coronavac, produzida pela China.
No depoimento do ex-ministro ficou claro e evidente que o Presidente fala uma coisa nas redes sociais e faz outra no governo.

Maio, mês da Enfermagem!
A coluna materializa aqui nossa homenagem aos mais de 130 mil profissionais de Enfermagem que, diariamente, colocam suas vidas em risco para salvar outras vidas.
Dia 20 de maio, comemorou-se o Dia do Técnico de Enfermagem. Para quem não tem conhecimento, o piso salarial da categoria no Rio Grande do Sul é, em média, R$ 1.480,59, para uma jornada de trabalho de 37 horas semanais.
Com pouco mais de um salário mínimo de ganho, a estes profissionais resta trabalhar em, no mínimo, dois empregos. Lembremo-nos também que as mulheres enfermeiras, em sua maioria, além da jornada de trabalho, cumprem as múltiplas jornadas, de mãe, de esposa e de gestora do lar.
O nosso muito obrigado a todos os profissionais de saúde, em especial os da enfermagem que, junto aos outros, salvam vidas e contribuem para curar pessoas!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome