Seu Paulo e o sonho de sorrir

Sérgio Corrêa, jornalista e radialista.

Na última quinta-feira, 3 de agosto, recebi uma visita surpresa no programa Hora Marcada que apresento na rádio Tupanci. O senhor Paulo Luís Mendonça Corrêa, de 66 anos, residente em Pelotas, “ouvinte do Sérgio Corrêa” – como ele mesmo diz – tinha vontade de conhecer o apresentador e buscar auxílio para solucionar um problema que afeta sua saúde, sua autoestima e seu estado de bem-estar nas relações cotidianas com as pessoas.

Seu Paulo contou para mim e para o público ouvinte que está vivendo um momento muito triste de sua vida, pois lhe restaram apenas os dois dentes caninos inferiores e que a perda de todos os outros dentes lhe causa constrangimento ao conversar com as pessoas. Ele relatou que perdeu a autoestima, emagreceu por não conseguir comer e mastigar satisfatoriamente e, com isso, os alimentos têm de ser cozidos a ponto de se transformarem em uma sopa.

Foto: Sérgio Corrêa

Seu Paulo havia consultado com a cirurgiã-dentista na UBS do seu bairro e foi encaminhado para a Secretaria de Saúde com a Guia de Encaminhamento Referência. Depois disso, foram alguns meses de espera até a decisão de ir até a rádio pedir ajuda.

A ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pelotas, através dos servidores com atividade de rádio escuta, ouviu nossa entrevista com seu Paulo e certamente encaminhou o conteúdo para a Secretaria de Saúde.

Falando em primeira pessoa, na última segunda-feira, 7 de agosto, recebi dos ouvintes felicitações pelo meu aniversário e, ao encerrar o programa, me dirigi à Prefeita Paula Mascarenhas e disse: “Prefeita Paula, se a senhora quiser me dar um presente de aniversário, consiga as próteses dentárias para o seu Paulo”. Concluí com um “bom dia, se cuidem e até amanhã”.

Dois dias depois, 09 de agosto, a Prefeitura de Pelotas publicou a notícia com o seguinte título: “Prefeitura firma contrato para oferta de próteses dentárias”.

Na manhã de quinta-feira, 10 de agosto, para minha grata surpresa, no horário do meu programa na Rádio Tupanci, recebi novamente a visita do seu Paulo – dessa vez com um sentimento de alegria contagiante, pois queria agradecer a todos, visto que recebeu a tão esperada ligação da Secretaria de Saúde e deverá comparecer lá no próximo dia 15 para iniciar o processo de encaminhamento para consulta e posteriormente a confecção das próteses.

Prefeita, muito obrigado, este foi o melhor presente que ganhei!

Obrigado ASCOM, Prefeita Paula, Secretária de Saúde, Roberta Paganini e coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Letycia Gonçalves, pelas ações tomadas neste sentido!

Ter vergonha de sorrir, de não conseguir mastigar e não desejar conversar com as pessoas para evitar constrangimentos deve causar sentimentos muito dolorosos, que só podem ser descritos por quem passa por tudo isso!

O sorriso é o cartão de visita da autoestima e do estado de saúde e bem-estar das pessoas. Poder voltar a sorrir é resultado da importância de políticas públicas que atendam os mais necessitados e devolver o sorriso e a autoestima ao seu Paulo foi como devolver a alegria. Ele mesmo disse: “agora só quero brincar e sorrir para meus netos!”.

Como diria Cartola: “a sorrir eu pretendo levar a vida!”. Sorria!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome