Que país é esse
Em meio à pandemia mundial, quando as ações dos governantes são observadas por todas as comunidades do planeta, autoridades brasileiras apresentam a definição de país de terceiro mundo.
Que país é esse I
Na última segunda-feira (11), enquanto o ministro da Saúde, Nelson Teich, concedia entrevista coletiva para jornalistas e correspondentes internacionais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinava o decreto de retorno das atividades em academias, salões de beleza e barbearias.
O ministro tomou conhecimento do decreto através dos jornalistas que o questionaram sobre a liberação dessas atividades. Nelson Teich disse ao país e ao mundo que não sabia do decreto.
Que país é esse II
Se presidente da República e ministro da Saúde não conversam, estamos vivendo sob a máxima de “cada um por si e Deus por todos”.
O Brasil teve tempo para elaborar um projeto de enfrentamento ao coronavírus e não o fez.
Será que tínhamos um projeto do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta que, em meio à pandemia, foi exonerado? Assistindo a tudo isso, governadores e prefeitos, amparados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) elaboraram projetos de combate à Covid-19, de acordo com as peculiaridades regionais.
Não bastasse a falta de foco na questão sanitária, o imbróglio cresceu quando os esforços para combater o vírus foram enviados para a Polícia Federal, que culminou com o pedido de demissão do então ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Que país é esse III
A dúvida é: estamos combatendo o coronavírus ou escrevendo o roteiro de um filme de terror, com milhares de mortes, intrigas e enfrentamentos políticos, além da falência econômica que continuará concentrando a riqueza e aumentando a pobreza?
Linha de frente
No dia 12 de maio, comemorou-se o Dia da Enfermagem e também dos enfermeiros(as) e técnicos(as) de enfermagem. A coluna homenageia mulheres e homens que tem como missão de vida cuidar de pessoas, são os anjos do bem.
Linha de frente I
Além da homenagem aos profissionais de enfermagem, lembremo-nos dos médicos, fisioterapeutas, agentes de saúde, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, motoristas, equipes do Samu e, por fim, aquelas pessoas que fazem a limpeza, higienização e esterilização nas áreas de atendimento à saúde e até do ambiente hospitalar.
Prefeitura de Pelotas
Pergunta: o que a Prefeitura e a Ecosul, empresa concessionária do polo rodoviário de Pelotas e região que continua cobrando uma das tarifas de pedágios de maior custo no país, estão fazendo para fiscalizar quem chega a Pelotas pelo polo rodoviário?
Poderiam, pelo menos, verificar a temperatura dos condutores e passageiros que passarem pelas praças de pedágio.
13 de maio
Registro a data que lembra a abolição da escravatura, algo que nunca deveria ter existido, sobretudo porque a ingratidão com esta população que construiu a riqueza de Pelotas e região ainda continua.
Desconheço algum município da Zona Sul que tenha algum elemento, um museu, um busto, uma estátua, ou qualquer lembrança que mantenha viva na memória dos jovens a luta desse povo pela liberdade, principalmente aqui no estado que tem a liberdade cunhada em sua bandeira.
Vice-prefeito de Turuçu anda a pé
Após o vice-prefeito Pedro Tuchtenhagem trocar o MDB, partido da prefeita Selmira Fehrenbach, pelo PSDB, e transformar-se em potencial candidato a prefeito, o mesmo teve uma surpresa.
O gabinete da prefeita solicitou a entrega das chaves do veículo utilizado pelo vice-prefeito para suas atividades profissionais.
Pedro “Mutuca”, como é conhecido, se quiser trabalhar acompanhando obras, manutenção de estradas, pontes e bueiros, dentre outras atividades que realizava até o início de abril, não terá como fazê-las, pois ficou sem carro.