Procura-se
Prefeitura de Pelotas, através de campanha criativa nas redes sociais, procura mais de 20 mil pessoas que não apareceram na data prevista para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O mais difícil é entender o que se passa na cabeça das pessoas que não foram receber a segunda dose!
A prefeitura aumentou o número de locais de vacinação. Atualmente, são mais de cinquenta distribuídos na área urbana do município, assim como na zona rural, facilitando o acesso da população, que tem próximo de casa um local de vacinação. Ainda assim, 20 mil pessoas não foram receber a segunda dose. O que fazer então?
Kit Covid
Na última terça-feira (7), a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde – CONITEC aprovou um documento com diretrizes contra o uso ambulatorial de cloroquina, azitromicina, ivermectina e outros medicamentos sem eficácia no tratamento da Covid-19.
Agora, o documento será enviado para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde que vai definir se as diretrizes sobre o Kit Covid serão ou não adotadas pelo SUS.
Opinião do colunista: será muito difícil, o ministério da saúde, comandado por um ministro que é médico, porém, subordinado ao presidente Bolsonaro, aceitar as determinações da CONITEC e determinar ao SUS que não poderá utilizar o Kit Covid.
Se o ministério acatar a decisão da CONITEC e determinar ao SUS a proibição do Kit Covid, não há dúvida que será uma derrota para o presidente Bolsonaro e seus aliados no trabalho de combate à pandemia.
Cinquentenário de Formatura
Na última segunda-feira, Pelotas foi palco das comemorações dos cinquenta anos de formatura da turma de Engenheiros Agrônomos da UFPel do ano de 1971, a turma dos 50tinha.
Foram três dias de intensa programação, com passeios, almoços e jantares que permitiram aos presentes a recomposição, a adubação e os cuidados dedicados ao solo da vida, onde há 50 anos plantaram carinho, amizade e coleguismo durante o período de graduação.
A celebração oficial aconteceu no campus Capão do Leão na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Na ocasião, os homenageados receberam um trevo de ouro e um diploma comemorativo.
Segue a lista de Engenheiros Agrônomos homenageados: Alcides Renato Braga Soares, Aldonir Bilhalva, Antonio Augusto Ferreira, Antonio Carlos S. Albuquerque Barros, Ari Neuman, Arlei Laerte Terres, Armando Göcks, Athos de Almeida Lopes, Beatriz Silveira Pinheiro, Bruno Alfredo Miritz, Claudia Guimarães Brod, Clóvis Alberto Bauer, David Morisse Baini, Durci Feltrin Citadin, Elgomar Radke, Enio Soares Cardoso, Fernando Antônio Roldan Alves, Ibsen Souza Vianna, João Carlos Mayer, José Francisco Martins, Juarez Miguel Codagnoni, Lauro José dos Santos, Luciano Javier Montoya Vilcahuaman, Manoel de Souza Maia, Milton Losso, Odilon Bilhalva da Silva, Regina Carapeços Arriada, Telmo Coutinho Ferreira, Vilson Luiz Fagundes, Valcir Brasil Vaz Corvello e Zailor de Oliveira Tarouco.
Após a entrega do trevo e a diplomação, a turma se posicionou próximo da árvore plantada em 1971, em frente ao prédio da Agronomia onde o Engenheiro Agrônomo Juarez Miguel Codagnoni, orador da turma na ocasião da formatura, se manifestou sobre o momento. Como parte da programação, foi celebrada missa e descerrada placa comemorativa, finalizando com almoço no Clube Campestre. O cardápio não poderia ser outro, churrasco!
Na fotografia estão alguns dos jovens de 1971.