Passado

Sérgio Corrêa, jornalista e radialista.

Na edição de 11 de agosto, movido pelo sentimento de dar voz aos mais humildes para que estes tenham seus direitos respeitados, escrevi sobre uma história real, o seguinte texto: (reprodução parcial)

“SEU PAULO E O SONHO DE SORRIR

Na última quinta-feira, 3 de agosto, recebi uma visita surpresa no programa Hora Marcada que apresento na rádio Tupanci. O senhor Paulo Luís Mendonça Corrêa, de 66 anos, residente em Pelotas, “ouvinte do Sérgio Corrêa” – como ele mesmo diz – tinha vontade de conhecer o apresentador e buscar auxílio para solucionar um problema que afeta sua saúde, sua autoestima e seu estado de bem-estar nas relações cotidianas com as pessoas.

Seu Paulo contou para mim e para o público ouvinte que está vivendo um momento muito triste de sua vida, pois lhe restaram apenas os dois dentes caninos inferiores e que a perda de todos os outros dentes lhe causa constrangimento ao conversar com as pessoas. Ele relatou que perdeu a autoestima, emagreceu por não conseguir comer e mastigar satisfatoriamente, e, com isso, os alimentos têm de ser cozidos a ponto de se transformarem em uma sopa.

Seu Paulo havia consultado com a cirurgiã-dentista na UBS do seu bairro e foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Guia de Encaminhamento Referência. Depois disso, foram alguns meses de espera até a decisão de ir até a rádio pedir ajuda.

A ASCOM (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pelotas), através dos servidores com atividade de rádio escuta, ouviu nossa entrevista com seu Paulo e certamente encaminhou o conteúdo para a Secretaria de Saúde.

Dia 9 de agosto, a Prefeitura de Pelotas publicou notícia com o seguinte título:
“Prefeitura firma contrato para oferta de próteses dentárias”.
Na manhã de quinta-feira, 10 de agosto, para minha grata surpresa, no horário do meu programa na Rádio Tupanci, recebi novamente a visita do seu Paulo – dessa vez com um sentimento de alegria contagiante, pois queria agradecer a todos, visto que recebeu a tão esperada ligação da SMS e deverá comparecer lá no próximo dia 15 de agosto para iniciar o processo de encaminhamento para consulta e posteriormente a confecção das próteses”.

PRESENTE

A melhor, de todas as surpresas, aconteceu na última segunda-feira, dia 2 de outubro. Seu Paulo colocou as próteses. Após, saiu do consultório odontológico com um único destino: o estúdio da Rádio Tupanci. Queria me encontrar, agradecer e mostrar suas próteses que resplandeciam. O sorriso voltou ao rosto do seu Paulo!

Prefeita Paula, obrigado!

Obrigado ASCOM, secretária de Saúde, Roberta Paganini e coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Letycia Gonçalves.
Minha voz no rádio e minhas palavras no jornal são a voz e palavras do seu Paulo e de milhares de pessoas que sofrem nessa sociedade que só faz crescer a desigualdade.
Ter vergonha de sorrir, não conseguir mastigar e não conversar com as pessoas por constrangimento, são sentimentos tão dolorosos, que só podem ser descritos por quem sente e sofre por tudo isso!
O sorriso é autoestima, saúde e bem-estar. Para o seu Paulo voltar a sorrir, depois de três anos, é a realização de um sonho. Para nós que temos a dentição completa é o resultado da importância de políticas públicas para os mais necessitados. Devolver o sorriso e a autoestima ao seu Paulo foi como devolver a alegria. Ele disse: “agora só quero brincar e sorrir para meus netos!”.

Como diria Cartola “a sorrir eu pretendo levar a vida!”. Sorria!”

Passado 

Presente

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome